Aqueles que julgam os outros de uma forma rígida tendem a ter pouco senso de humor, a ser menos atenciosos e simpáticos com outros, a ser mais sensíveis às críticas, a fazer um grande estardalhaço sobre coisas pequenas. Além disso, são menos extrovertidas e interessantes como uma pessoa.
Como trabalhar o julgamento em nosso comportamento?
O crítico pode acreditar ser "sincero e verdadeiro". O critico pode até sentir orgulho ao pensar que está ajudando as pessoas a serem "melhores" - pode considerar que sua idéias são únicas certas. Para lidar a pessoa critica pode ser útil aprendermos assertividade.
O primeiro passo para superar o medo de ser criticado é, precisamente, aprender a ser criticado. Isto se consegue, em primeiro lugar, aprendendo a reagir com calma diante de uma crítica. As vantagens de reagir com calma diante de uma crítica são as seguintes: Aprender a controlar as emoções negativas.
É preciso treinar a sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança. Você precisa se concentrar e dizer para si mesmo: “eu sou bom em …”; “eu estou pronto para ….”; “eu me preparei para isso”.
Julgamento do outro é ameaça constante
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
Quando as pessoas pensam na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. ... Críticas destrutivas, que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação; Críticas construtivas, que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa. Ou seja, têm um sentido muito positivo.
As cinco estratégias para sobreviver à crítica de familiares são válidas em qualquer época do ano, especialmente durante os feriados:
Deve-se negociar, negocie para se chegar a uma razão e o motivo de tal crítica. Porém, se você notar que a pessoa que te crítica não quer saber de te ouvir, livre-se dela de um modo educado. Fale frases deste tipo: “Vou refletir sobre suas palavras, muito obrigada por ser sincero.” Termine a conversa, saia de perto.