O Ministério Infantil é o departamento responsável pelo ensino voltado às crianças que frequentam a igreja. Além disso, ele também tem a função de envolver os pequeninos em atividades e promover o compartilhamento da vida cristã.
Uma boa ideia é convidar aquela pessoa para participar de uma aula, ou algum evento do Ministério Infantil e observar como ela irá se sair. Observe se ela ri quando as crianças fazem algo errado ou se as ajuda a fazer o certo.
Inicie sua mensagem identificando um versículo bíblico que é o fio condutor da pregação e peça às crianças que acompanhem algum elemento chave da mensagem, repetindo, numerando, completando ou interagindo com o sermão. Isso ajudara na fixação do conteúdo proposto.
Abra espaço para compartilhar – não se preocupar apenas em desempenhar as tarefas, mas uns com os outros. Sempre dê ênfase à presença de Deus – iniciar cada encontro com uma oração. Desenvolver projetos de oração intercessória durante os encontros.
A função do coordenador pedagógico deve ser entendida no processo das ações políticas desenvolvidas no âmbito da escola de educação infantil, respeitando as diretrizes da Política Educacional Nacional e a legislação em vigor, como elemento articulador, organizador, mediador e dinamizador do trabalho pedagógico.
Para montar e ou organizar o Ministério Infantil de sua Igreja você precisa coordenar 3 seguimentos que são fundamentais para o trabalho com as crianças, bem como para a elaboração e execução de projetos dentro do Ministério Infantil, são eles: MONTAR A EQUIPE,TREINAR A EQUIPE E ORGANIZAR O AMBIENTE.
Características dos Juniores: 9 a 12 anos.
Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:
Para se trabalhar com adolescentes todas as dicas são válidas, procure trocar experiências com outras pessoas envolvidas no trabalho com adolescentes, estude, pesquise, promova aulas criativas e atraentes. Ore muito e peça a Deus discernimento e sabedoria para lidar com eles.