Resposta. Raízes podem ser: fasciculadas (ou em cabeleira) - são aquelas mais superficiais bastante ramificadas com maior área de absorção. pivotante - raízes que tem 1 raíz principal que cresce em profundidade e que dela saem as raízes secundárias (porem em menor tamanho.
O sistema radicular admite dois tipos principais de classificação: - Pivotante ou axial, característico das dicotiledôneas; - Fasciculada ou cabeleira, característico das monocotiledôneas.
O sistema radicular é o órgão responsável pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e sais minerais. De maneira geral considera-se que o sistema radicular é o responsável por realizar a interface entre a planta e solo.
Os sistemas caulinares são compostos por um eixo central com ramos e folhas. Funções do caule: sustentação de folhas, flores e frutos. Condução de água, sais minerais, hormônios e açúcares. Podem acumular água ou servir como estruturas de propagação vegetativa.
A raiz, juntamente com o caule e as folhas, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução. Suas principais funções são a absorção de água e nutrientes e a fixação da planta no solo.
Os órgãos vegetativos das plantas são raiz, caule e folha, enquanto os reprodutivos são a flor, semente e fruta. Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução.
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores. ... Folha: É nas folhas que acntece a fotossíntese.
Anatomia vegetal
Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.
Cálice: Conjunto de sépalas; Corola: Conjunto de pétalas; Androceu: Órgão reprodutor masculino; Gineceu: Órgão reprodutor feminino.
Presença dos elementos florais Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa. Flores incompletas: são as flores com a ausência de algum dos elementos florais.
Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero.
É uma planta perene, ou seja, dura para sempre, desde que seja bem cuidada. Roseiras são plantas desafiadoras por sua imensa variedade, o que as faz serem desejo de colecionadores, pois há muitas diferentes entre si.
Essas flores recebem o nome de 'flores nuas' porque não têm pétalas nem as chamadas sépalas – aquela parte verde debaixo das pétalas em uma rosa, por exemplo.”