O banho de canjica serve para abrir os caminhos, fortalecer relações afetivas e melhorar relações que estão esfriando por conta de desentendimentos, apaziguar a mente, harmonizar o campo vibratório.
A canjica branca ou ebô (ègbò) é a comida mais emblemática do candomblé. Intrinsecamente ligada à Oxalá, e todas as demais divindades fun-fun, é sem dúvida a mais versátil.
Pegue uma tigela branca e ponha a canjica, já fria; jogue bastante mel por cima da canjica e vai e vá reforçando seus pedidos a Oxalá de paz, tranquilidade, bons sonhos, calmaria.
Ferva dois litros de água e, quando ela estiver morna, acrescente um punhado de boldo macerado. Coe e deixe esfriar enquanto tome o banho higiênico. Em seguida, despeje da cabeça aos pés. Peça para Oxalá abrir os seus caminhos, te dar proteção e afastar todas as energias negativas.
Ervas do Orixá Oxalá: Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce.
Modo de preparo da oferenda e banho de Oxalá Você deve separar a canjica, aproximadamente meia xícara de chá de canjica branca crua, e deixar de molho em água da noite para o dia. No dia seguinte, colocar a canjica na panela e levar ao fogo com aproximadamente 4 a 5 litros de água.
Oferenda para as bênçãos de Oxalá e Oxum: Coloquem em prato, um cacho de uvas Itália e um quindim de padaria. Em volta das uvas e do quindim, coloquem sete moedas do mesmo valor e façam seus pedidos a Oxalá e Oxum. Essas são as dicas para a passagem do ano.
COMIDA PARA OXALÁ É a comida mais simples que se faz para um santo. Para uma tigela de 20 cm de diâmetro, você usa 500g de canjica branca. e retire as sujeiras. Cozinhe apenas em água e vá acrescentando mais à medida que vai secando.
Meu Pai Oxalá! Peço a Vós neste dia, a sempre proteção e paz para mim e minha família, contra todas as maldades e contra todos os perigos deste mundo. Dai-me a luz da vida necessária para seguir o meu caminho, conceda-me paz, positividade e saúde, para que possa cumprir minha missão nesta vida.
Oxalá, Orixalá, Orixaguinã, Gunocô ou Obatalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.
A pessoa que vive na presença de Oxalá, amando-o e obedecendo-o, tem o privilégio da sua Divina Benção sempre. A benção e que Pai Oxalá te Abençoe.
Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021. Para os umbandistas e adeptos ao candomblé, 2021 será um ano regido pelo Orixá Oxalá, que segundo a crendice é o mais velho de todos, o que representa a criação não só do universo como também de todas as coisas, todas as criaturas; é o pai de todos.
Segundo o Pantone Color Institute a cor do ano 2021, ou melhor as duas cores para 2021 escolhidas são: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey” – tons iluminados de amarelo e cinza. Isso mesmo, as cores que prometem colorir as paletas e o mobiliário do próximo ano são os tons de amarelo e cinza.
'Ultimate Gray' e 'Illuminating' são as Cores do Ano de 2021 da Pantone - Casa Vogue | Ambientes.
Para astrólogos e numerólogos, a tendência de 2021 é ser um ano melhor que 2020, mas ainda cercado de muitos desafios. Desde o fim de dezembro, aquário entrou em Saturno, onde ficará até março de 2023.
Segundo os adeptos das religiões afro-brasileiras, a palavra axé é utilizada para designar vida; força manifesta em todo ser vivente ou coisa existente na natureza. É a energia e a força sagrada advinda dos orixás e pode se referir também a força mágica que sustenta os terreiros do candomblé.
Desejar “muito axé!” significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé. Axé é energia de vida, é amor e paz. Muito axé pra você!
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”. Frequentemente é utilizada para designar a vida; a força manifestada em todo ser vivo ou existente na natureza.
Saudações na Umbanda e Candomblé
Da mão direita, depois tocando a fronte (Eledá), o lado direito da cabeça (Otum – 2º Orixá) e a Nuca (os Ancestrais); Saudando os orixás e guias; Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê.
Agô: Pedido de Licença. Akué: Dinheiro. Alguidar: Vasilha de barro. Amaci: Líquido preparado de ervas sagradas.
A origem da poderosa oração a Oxumaré Ele é o orixá do movimento, da riqueza e da fortuna. ... Por isso, ele é capaz de reger a energia do dinheiro e da fortuna e direcioná-la àqueles que oram por ele (e que realmente merecem).
Você conhece Exu Chama Dinheiro ou apenas Exu do Ouro? Para quem não conhece, Exu Chama Dinheiro é do Reino da Lira e também atua no campo financeiro, da prosperidade e dos ganhos financeiros. Já Exu do Ouro é Regência de Oxum e é muito conhecido dentro da vertente 'Umbanda Sagrada'.
Porém os médiuns mais novatos – quiça os mais experientes – devem se perguntar, mas o que vem a ser “Firmar a Cabeça”? Essa expressão nada mais é do que colocar-se em passividade e concentração para que a entidade comunicante possa se manifestar.
Acorde 15 minutos antes do habitual, se concentre, se permita sentir sua própria respiração, escutar o som do seu coração batendo, os seus órgãos internos trabalhando. Veja para onde sua mente está indo, observe seus pensamentos, acalme-se. Se preferir coloque um mantra ou sons da natureza para ouvir.