A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros. A proteína C reativa (PCR) também é inespecífica e mede inflamação sistêmica, mas de caráter agudo.
VHS alto As situações que normalmente aumentam o VHS são infecções virais ou bacterianas, como gripe, sinusite, amigdalite, pneumonia, infecção urinária ou diarréia, por exemplo.
Quando os valores da PCR estão acima de 200 mg/L e o diagnóstico de infecção é confirmado, normalmente é indicado que a pessoa fique internada para receber antibióticos pela veia.
Os marcadores inflamatórios são proteínas de baixo peso molecular com funções metabólicas e endócrinas, que participam dos mecanismos de inflamação e da resposta imunológica do organismo para garantir a homeostase 4,10.
Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão. Se olharmos na origem da palavra, paliativo deriva do latim “pallium”, que significa “manto” ou “cobertor”.
LISTA DO QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO.
Sendo assim, o que dar de presente?...Dicas de presente para uma pessoa do signo de Câncer
Nesse caso, o mais importante é aceitar a condição de familiar. Mostre que se preocupa e que estará sempre ao lado para dar apoio. Respeite também o tempo de aceitação da doença. Entender isso e mostrar ao paciente que a vida dele não parou e que ele deve se sentir útil gera benefícios para todos.
A filosofia dos cuidados paliativos aceita a morte como o estágio final da vida: ela afirma a vida e não acelera nem adia a morte. Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos.
Os cuidados paliativos são indicados para todas as pessoas que sofrem de uma doença que ameaça a vida e que piora ao longo do tempo, sendo, também, conhecida como doença terminal.