crossorigin="anonymous">
Farofa de cachaça ou mi-ami-ami otim é uma farofa preparada com farinha e cachaça, muito utilizada nos rituais de Exu, padê e limpeza de corpo. O povo do santo também chamam de farofa de cachaça toda farofa feita com aguardentes, vinhos ou qualquer bebida alcoólica.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
“É um ritual comum para orixá Exú, que é o guardião das estradas, do caminho, louvamos na rua. Quando jogamos farinha na rua é uma reverência”, diz.
São Benedito
No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal. Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás.
Entenda a divindade, parte do candomblé e da umbanda É uma das principais divindades do iorubá e do jejê. ... No candomblé, Exu é um dos maiores orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo.