Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de ...
Baquelite - Faça você mesmo
Em utensílios de cozinha, resumidamente, a baquelite para panelas evita possíveis acidentes pois sua superfície é um isolante térmico, o que, consequentemente, diminui a chance de pessoas se queimarem.
O plástico biodegradável é aquele que ao término de seu ciclo de vida sofre processo de compostagem em até 180 dias pela ação de microrganismos, sob condições específicas de calor, umidade, luz, oxigênio e nutrientes orgânicos . Em geral, esse produto deriva de fontes vegetais tais como a celulose, amido, etc.
Em geral, os plásticos biodegradáveis são derivados de produtos vegetais e animais, tais como a celulose, amido, chitina, etc., que ocorrem em grande abundância na natureza. O uso em escala destes, substituem as resinas de fontes não renováveis, como os de petróleo.
Você sabe a diferença entre um produto biodegradável e um não-biodegradável? De uma forma simples, aquilo que é biodegradável decompõe-se naturalmente. ... Já os produtos não-biodegradáveis são feitos de materiais sintéticos. São os plásticos, vidros, eletrônicos, metais, pilhas e outros.
Apesar de reciclável, o plástico comum é oriundo de uma fração do petróleo chamado nafta, e é um recurso não renovável. A brasileira Braskem, do grupo Odebrecht, foi a primeira empresa a desenvolver a tecnologia de produção de plástico com matéria-prima renovável.