Saúde intestinal: Rica em fibras, a vagem é uma boa pedida quando o assunto for o bom funcionamento do intestino, além de regular o órgão, elas ainda são responsáveis por eliminar as gorduras das artérias e prevenir a constipação intestinal.
Para tirar o fio da vagem, há uma maneira simples e eficaz. Ponha a ferver a vagem inteira (ou corte na metade se não couber na panela), durante seis minutos, em pouca água. Depois de a escorrer, deixe-a esfriar e corte as pontas. Tire, então, o fio com cuidado, que se desprende com facilidade.
As fibras das vagens não são digeríveis cruas, por isso convém retirar os fios laterais e cozinhá-las antes de preparar qualquer prato. A água de cozimento das vagens, bebida em jejum, ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue.
Cozinhar a vagem em uma panela comum por 20 minutos. Escorra a vagem e coloque-a em uma vasilha. Adicione uma pitada de sal e um pouco de azeite.
Dependendo do tipo de vagem pode ter um “fio” duro nos dois lados no sentido do comprimento e será necessário retirá-lo. Faça assim: corte uma das pontas da vagem de modo que um dos lados dessa ponta fique preso na vagem; puxe essa ponta que ficou presa para baixo e o cordão sairá.
– Primeiramente, lave bem as vagens e corte as suas pontas. – Em seguida, encha uma panela com água com uma quantidade suficiente para cobrir as vagens. – Assim que a água ferver, adicione as vagens. – Quando a água ferver novamente, abaixe o fogo e deixe as vagens cozinhando por cerca de 4 minutos.
Vagem
quando ele estiver cozido, é preciso mergulhá-lo em água gelada a fim de parar o cozimento e para conservar a cor bem verde. Você pode esquentá-lo novamente em água fervente com sal, num caldo de carne ou num pouco de manteiga quente.
O sal na água amolece o legume, enquanto que o ácido (vinagre ou limão) enrijece. Por isso, as avós diziam que colocar bicarbonato de sódio na água tornava o cozimento mais rápido. Nutricionistas, porém, não recomendam o uso do bicarbonato.
O segredo para que eles fiquem bem cozidos e bonitos está no choque térmico: levá-los à água fervendo e depois à água gelada.
Separe-os e lave-os em água corrente. Coloque água para ferver em uma panela com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Quando levantar fervura, mergulhe os brócolis e deixe-os cozinhar por três minutos.
Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano. Prontinho!
Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo.
Isso ocorre porque a enzima mirosinase é sensível ao calor. Se você cozinhar brócolis também logo depois de cortar, a enzima é desnaturada. Como resultado, são produzidas pequenas quantidades de sulforafano e outros compostos contendo enxofre. Estes compostos incluem sulfato de hidrogênio e sulfureto de dimetilo.
Tenha outro vegetal em mãos para remover o odor Enquanto ele estiver cozinhando o brócolis, acrescentar outro vegetal ajudará a minimizar o odor. Por exemplo, adicione um pouco de aipo ao processo, pois esse vegetal é bastante aromático e impedirá que o cheiro do brócolis prevaleça.
A maçã é uma fruta que atrai as moléculas de mau cheiro dentro do refrigerador, por isso é uma ótima opção de como tirar cheiro da geladeira e de freezer, basta você cortar uma maçã ao meio e colocá-la dentro do eletro por três dias.
Coloque um pacote aberto de bicarbonato de sódio dentro da geladeira para ajudar a absorver os odores ainda presentes. O ar normalmente circula entre o congelador e o refrigerador na maioria das unidades, então manter o bicarbonato na geladeira irá ajudar a manter o ar fresco nas duas partes.
O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida. Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro.
Como remover um cheiro Para embeber a carne, você precisa preparar uma mistura especial. Para isso, água, sal e vinagre são usados. Ferva a água e adicione sal, espere até a mistura esfriar e adicione 5 colheres de sopa. eu vinagre.