Contexto histórico do humanismo O humanismo surgiu no século XV na Itália, mais precisamente na cidade de Florença durante o período do Renascimento Cultural. Por isso, ele também é chamado de Humanismo Renascentista.
O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade.
O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. O movimento com foco na prosa, poesia e teatro, terminou com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália em 1527.
Henrique, "o Navegador", as quais, junto a evolução da cartografia e aparelhos de navegação, permitiram conhecimentos suficientes para a exploração marítima. centralização do poder e a grande vantagem comercial devido ao excesso de metais preciosos em Portugal, o que permitiu grandes lucros nas trocas de especiarias.
Gil vicente foi poeta e dramaturgo português, considerado o “Pai do Teatro Português”. Em Portugal, Gil Vicente foi a figura mais importante do humanismo literário.
1-Qual a cronologia do Humanismo? R: Século XV a XVI: início em 1434 e término em 1527. 2-Em qual período da História se encaixa o Humanismo? R:Período de transição entre a Idade Média e a Era Moderna.
Petrarca
Francesco Petrarca
Principais autores do Classicismo: Luís Vaz de Camões, Sá de Miranda, Bernardim Riveiro, Antônio Ferreira.
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.