Para que serve a sabedoria? No livro de Eclesiastes 7.
Provérbios 2:6 – Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Existe uma única Fonte de sabedoria, e buscá-la em qualquer outro lugar é tolice e perda de tempo. Toda sabedoria está do próprio SENHOR, e Ele a dá a quem Ele quer. ... A inteligência humana não é a origem da sabedoria.
A importância da sabedoria é que ela orienta as ações dos indivíduos, pois, quando se conhece a fundo determinado assunto, será possível tomar decisões mais acertadas e ter maior possibilidade de instruir outras pessoas, entre isso e outras coisas, está a serventia da sabedoria.
Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
Aristóteles
1 conhecimento, saber, sapiência, ciência, cultura, erudição, ilustração, instrução, luzes, estudo, inteligência, entendimento, compreensão. Prudência e reflexão: 2 prudência, reflexão, comedimento, moderação, sensatez, ponderação, temperança, bom senso, circunspecção, juízo, razão, critério, retidão.
O contrário de sabedoria é: 1. desconhecimento, ignorância, incultura, analfabetismo, insciência, estupidez, idiotice, obtusidade, burrice, imbecilidade, atraso, inscícia, desinformação, obscurantismo, iletrismo, cegueira, apedeutismo, incapacidade.
1 intelecção, intelecto, intelectualidade, juízo, mentalidade, mente, sapiência. Agudeza de espírito: 2 argúcia, agudeza, lucidez, discernimento, esperteza, fineza, perspicácia, raciocínio, sagacidade.
Elas tomam cuidado com o que falam Muitos conflitos, confusões e desentendimentos vêm das nossas palavras e da forma como nos comunicamos. Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca.
Expressa a capacidade de se conhecer, domínio das emoções, autocontrole, ponderações e capacidade de tornar as ações conscientes. Pessoas com essa inteligência desenvolvida são mais estáveis emocionalmente e têm maior comando da própria vida.