Quais são as principais raças caprinas leiteiras?
As raças especializadas em carne mais usadas em todo o país são a Boer e a Savanna. Como raça de dupla aptidão é muito utilizada a raça Anglonubiana, usada tanto para corte como para leite.
Qual o melhor capim para o pastejo de ovinos no nordeste?
De acordo com a zootecnista Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área de forragicultura, se houver uso estratégico da irrigação e de suplementação alimentar, a pastagem cultivada permite a manutenção de até 70 cabras em lactação em 1 hectare de pasto cultivado.
A vaca dá cria uma vez por ano. Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare. A arroba do boi, hoje está em 60 reais.
10 – Estando congelado, o leite de cabra pode ser mantido até 90 dias, sem alteração de seus componentes. Se ficar em geladeira simples, então precisa ser consumido em até 3 dias, pois o abre-fecha da geladeira interfere em todos os alimentos na geladeira.
O congelamento do leite de cabra revelou-se como boa técnica na preservação dos seus componentes físicos e químicos, garantindo a qualidade final do produto e possibilitando a oferta do mesmo em períodos de baixa produção.
Para dar o leite de cabra é preciso tomar alguns cuidados, como ferver o leite por pelo menos 5 minutos e misturar o leite com um pouco de água mineral ou com água fervida.
O consumo do leite de cabra é indicado tanto para crianças como para pessoas que tenham alergia aos outros tipos de leite, uma vez que seu alto teor de cálcio coloca-o como um excelente suplemento, principalmente para pessoas que apresentam problemas de absorção de cálcio ou que estejam em fase de crescimento.
O leite de cabra é rico em cálcio e em proteínas de alto valor biológico. E o cálcio é fundamental para uma perfeita nutrição, sobretudo na infância e adolescência. Fortalece a estrutura óssea, evitando, no futuro, doenças como a osteoporose.
Leite de Cabra: Tem lactose e muita gordura, mas tem quantidade de proteínas e de cálcio próximas ao do leite de vaca. É contraindicado para intolerantes à lactose e para quem tem alegria à proteína do leite de vaca!
Já no quesito teor de lactose, quase não há diferença de nível entre o desnatado e o integral. Portanto, se a ideia for investir no tipo mais magro de olho no controle dos desconfortos causados pelo açúcar do leite, não vale a pena. A bem da verdade, o integral cai melhor para quem sofre de intolerância.
Leite vegetal pode ser alternativa para intolerantes à lactose.