oceano Pacífico
ILHAS DE LIXO NO MUNDO As ilhas de plástico se originam quando os resíduos flutuantes entram nas correntes marinhas rotativas. As ilhas de plástico são os cinco continentes da vergonha, o resultado de mais de seis décadas de descargas aos oceanos, procedentes, principalmente, da terra firme e do tráfego marítimo.
As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações também levam o plástico terrestre até os oceanos, especialmente aqueles de um só uso — sacolas, canudinhos, cotonetes de algodão ou embalagens — que, ao serem mais leves, voam para a costa ou entram na rede fluvial até chegarem ao mar.
Invenção promete limpar a mancha de lixo do Pacífico Boyan Slat, um jovem de 23 anos, criou um 'limpador do oceano' que poderia remover 7,250,000 toneladas de resíduos de plástico dos oceanos. Trata-se de um sistema de coleta imenso que visa limpar o Pacífico.
Essa região apresenta tanta poluição porque compreende área de convergência entre os materiais que são descartados nas praias de diversas regiões do mundo, garantindo que o plástico, que leva anos para decomposição, seja o principal componente de tal faixa.
É composta principalmente de plástico proveniente das costas marítimas, e é de difícil detecção, já que os satélites não conseguem captar sua presença, sendo possível avistá-la somente a partir de embarcações marítimas. Esta "massa plástica" flutua e se envolve no giro oceânico devido às correntes oceânicas.
500 anos
Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. ... O material produz gases tóxicos ao ser queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico.
A decomposição do lixo orgânico é relativamente rápida na natureza. Já os produtos produzidos pelo homem podem demorar vários anos para sumir do ambiente. Isso é um grave problema, uma vez que muitos afetam diretamente o ambiente, poluindo-o e causando danos aos seres vivos.
O que é considerado lixo orgânico? Pode ser classificado como resíduo orgânico qualquer material de origem animal ou vegetal, e materiais que já foram utilizados. Portanto, entram nesse grupo resíduos de alimentos (como restos de carnes, frutas e vegetais).
O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio. ... Depois de seco, o lixo reciclável deve ser embalado em sacos de lixo (não biodegradáveis reciclados ou recicláveis, de preferência).