O pensamento mítico envolve e relaciona elementos diversos, fazendo com que eles ajam entre si. Depois, ele organiza a realidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo vínculos secretos que necessitam ser desvendados.
É comum que sejam feitas referências a divindades e elementos sobrenaturais que permitam personificar aspectos cuja causa é desconhecida de uma maneira que use o que sabemos (como comportamento humano proativo), para explicar o que achamos extraordinários (como a queda da relâmpago). Além disso, tem um objetivo principalmente prático ao buscar explicações para fenômenos que têm um efeito sobre nós.
O resultado mais transcendental e conhecido do pensamento mítico são os famosos mitos; esse conjunto de histórias simbólicas fantásticas ou histórias alegóricas mágicas com as quais, precisamente, crenças sobre a realidade das sociedades foram estabelecidas.
Da mesma forma, o pensamento científico permite a falsificação e o contraste de seus resultados, o que permite a autocrítica e a refutação do que já foi estipulado. O pensamento mítico, por outro lado, tende a ser dogmático e a não aceitar alterações ou buscar evidências visíveis de sua veracidade.
Exemplos: o noivo não pode ver a noiva em seu vestido antes da cerimônia religiosa, porque é considerado azar ou as crianças não podem abrir seus presentes até depois da véspera de Natal.
Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. ...
Da mesma forma, o pensamento científico permite a falsificação e o contraste de seus resultados, permitindo assim a autocrítica e a refutação do que já foi dito. O pensamento mítico, por outro lado, tende a ser dogmático e não aceitar mudanças nem buscar evidências visíveis de sua veracidade.
Pensamento Mítico - Direito Legal. A Filosofia é um modo de pensar específico, que supera, em determinado momento histórico, um outro modo de pensar, até então hegemônico. Esse modo de pensar superado pela Filosofia chama-se Mito. Em termos genéricos, consiste numa narrativa sobre a origem de alguma coisa.
) Pode–se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: a) origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.
O pensamento mítico tem seu próprio universo e regras que satisfazem certas pessoas, permitindo que elas expressem suas emoções e concedendo-lhes algum senso de poder e controle sobre suas vidas e o meio ambiente.
Os fatos históricos acima citados e que fortaleceram o avanço da filosofia foram: * Viagens marítimas – navegando por territórios antes desconhecidos os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia e sim seres humanos.
O mito é um fenômeno típico da sociedade humana, que existe desde seus primórdios. De um modo geral, o mito é produto da necessidade humana de explicar e ordenar o desconhecido e os fenômenos da natureza.
Como nas civilizações antigas, como grega, egípcia e escandinava, a relação entre mito, verdade e realidade dependia do tipo de pessoa, do objetivo e da durabilidade ao longo do tempo.
Portanto, o grupo procurará mantê-los, protegê-los e transmiti-los como se fosse a própria existência que está em jogo. O que é realmente evidente é a identidade individual e de grupo que molda sua cultura.
A filosofia da ciência preocupa-se com os métodos científicos e com questões éticas das descobertas realizadas por esse campo do conhecimento. Com as inovações científicas das últimas décadas, passamos a considerar a ciência como uma forma de conhecimento infalível.
Um longo período de tempo medeia entre o gradual aparecimento do homem na Terra e o gradual aparecimento do homem utilizador da razão abstrata. Podemos dar por fixa a data de há 70 000 anos para o definitivo estabelecimento do Homo-Sapiens nas planícies europeias. Também podemos dar por fixa a data de há 3000 a 2800 anos para o estabelecimento definitivo, na civilização grega clássica, do uso preferencial do discurso racional como instrumento de conhecimento do homem sobre a realidade.
O pensamento mítico é, como vimos, predecessor do pensamento filosófico e científico . Eles têm em comum que ambos os tipos de pensamento tentam oferecer ao ser humano uma explicação de por que a realidade é como é e a origem dos diferentes fenômenos, bem como o fato de serem baseados em teorias que geralmente se baseiam na estabilidade da realidade. .
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. ... Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
É CORRETO afirmar que o pensamento mítico imprime uma lógica do racional que se expressa nos relatos sistemáticos, conferindo organização ao mundo caótico e desorganizado. singulariza a dimensão intelectiva no seu enfoque narrativo, no qual o caráter distintivo se faz presente.
Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que: a) A adesão ao conhecimento mítico ocorre sem necessidade de demonstração, apenas se aceita a autoridade do narrador. b) As explicações oferecidas pelo conhecimento mítico, essencialmente, são de natureza cosmogônica.
É CORRETO afirmar que o mito no mundo atual é a repetição dos atos dos deuses que foram executados no início dos tempos e que devem ser imitados e repetidos, para que as forças do bem e do mal se mantenham sob controle. surge como modelo explicativo para satisfazer a curiosidade e as exigências da mente primitiva.
) Pode-se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: a) origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.