É um hormônio que participa no processo da digestão. Enterogastrona é qualquer hormônio secretado pela mucosa do duodeno que inibe a motilidade gástrica, além de impedir a liberação da bile e do suco pancreático e a liberação do íon bicarbonato, que alcaliniza o ph duodenal.
A colecistoquinina (CCK) é produzida no trato GI sob a forma de peptídeos de 33 aminoácidos (CCK-33) e oito aminoácidos (CCK-8). Existem dois mecanismos que estimulam a liberação de CCK. O primeiro é o assim chamado peptídeo monitor, produzido nas células acinares pancreáticas e secretados no lúmen intestinal.
A digestão das proteínas é feita ao longo do sistema digestório, iniciando no estômago e finalizando no intestino. Quando ingerimos um alimento rico em proteínas o nosso organismo tem o trabalho de fragmentá-las em partes menores para que assim possam ser absorvidas pelo organismo.
A digestão é o conjunto de transformações físicas e químicas sofridas pelos alimentos para serem absorvidos pelo organismo. Esse processo inicia-se na boca e termina no ânus. A digestão é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos para poderem, assim, ser absorvidos pelo organismo.