Oceano Pacífico
Durante o dia, a água do mar ganha uma coloração avermelhada por conta dos microorganismos que a povoam e, durante a noite, elas ganham os belos brilhos azuis e esverdeados.
A espuma do mar se forma dessa maneira – mas em uma escala muito maior – quando o oceano é agitado pelo vento e pelas ondas. ... A água do mar contém sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas, poluentes e matéria orgânica e artificial, além de zooplânctons e fitoplanctons.
O incrível e preocupante efeito, conhecido como “mar brilhante”, já foi visto em lugares como a costa do Uruguai, Austrália e, recentemente, em Hong Kong, na China. Apesar de bela, a misteriosa mancha azul é um sinal de que a natureza de lá anda pedindo socorro.
Talvez, a maioria das pessoas responderá que o mar é azul porque reflete a cor do céu. ... Por essa razão, conforme a luz visível penetra na coluna de água, os tons azulados não são absorvidos totalmente e refletem, fazendo-nos perceber o mar em sua cor característica.
Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. ... O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que (olha só!) correspondem à luz vermelha.
O mar até reflete, um pouco, a cor do céu, mas ele não é azul por isso, e sim porque a luz azul não é absorvida pela água. ... “Essas microalgas apresentam como pigmento predominante a clorofila, que tem a cor verde. Por isso a água apresenta esse tom”.
As águas do mar do caribe são azul turquesa devido sua limpidez e a coloração clara de suas areias. Segundo a física, quando a luz solar atinge as águas ela é refletida e parte dela penetra nas águas interagindo com suas moléculas.
Etimologia. "Caribe" e "caraíbas" originaram-se do termo taino caribe (audaz, valente). São uma referência às tribos de línguas caribes que habitavam (e, em alguns casos, ainda habitam) as Pequenas Antilhas, as Guianas e parte do litoral da América Central.
8 PRAIAS NO BRASIL COM ÁGUA TÃO AZUL QUE MAIS PARECEM O CARIBE
Oceano Pacífico
Estas são as 10 melhores praias do mundo em 2020
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”. Alguns estudiosos consideram que o mundo abriga cinco oceanos, a saber: Oceano Pacífico.
Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África. ... Oceano Glacial Antártico: corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Antártico.
Os oceanos não se misturam devido à diferenças de de propriedades físicas e químicas, como temperatura, salinidade, insolação e movimentos das correntes e marés. O Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico se encontram no Cabo Horn, extremo sul do continente americano.
A cor do oceano Atlântico é diferente da cor do oceano Pacífico por causa do material em suspensão presente em suas águas. Explicação: Normalmente, a cor dos oceanos é azul porque, quando a luz do Sol entra na água, essa é a cor que as partículas de areia e os micro-organismos mais comuns na superfície refletem.
'Os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram no extremo sul da América do Sul. Nesta região, uma forte corrente transporta água de oeste para leste, varrendo a água do Pacífico para o Atlântico'.
Este conto traz a história de Lânia e Lisíope, duas irmãs ninfas que vivem isoladas em uma ilha distante, cuja função é resgatar pessoas já mortas que encontram no mar. “Onde todos os oceanos se encontram, aflora uma ilha pequena. Ali, desde sempre, viviam Lânia e Lisíope, ninfas irmãs a serviço do mar.
O oceano Atlântico é o segundo maior da Terra, está situado entre três continentes — América, África e Europa. Ele tem ligação com todos os oceanos, contata o Glacial Ártico ao norte, o Glacial Antártico ao sul, ao leste, o Índico, e ao oeste, o Pacífico.
Há um local no Golfo do Alasca onde dois oceanos se encontram, porém não se misturam. Isso porque o derretimento das geleiras cria uma água menos salgada do que a água do mar. Como as duas massas líquidas possuem diferentes densidades, fica mais difícil de misturarem.
Porque a composição química, a temperatura e a velocidade dos dois são diferentes. Ao longo de um percurso de cerca de 6 km, os rios Negro e Solimões andam lado a lado sem se misturar antes de se tornarem um só – o grande Rio Amazonas.
Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis. ... O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos. Veja mais!
O tamanho do Pacífico é uma dádiva, com ilhas exuberantes e paisagens magníficas, como as Ilhas Fiji ou Vanuatu. Porém, por abranger uma grande área no globo, esse oceano sofre com problemas ambientais, como vazamento de combustíveis dos navios, pesca ilegal e, o mais grave, o acúmulo de lixo.
A Passagem de Drake, entre a Antártica e a extremidade da América do Sul, é o lugar mais temido pelos navegadores há séculos. O cenário é tenebroso, quase sempre com tempestades e grandes ondas, no ponto em que se encontram os oceanos Atlântico e Pacífico.
Sobre isso é preciso fazer uma consideração: por causa de diferenças de densidade da água de mar e de outros fatores oceanográficos, o nível do oceano Pacífico está 20 centímetros acima do nível do Atlântico.
Pacífico