A cor amarela simboliza a riqueza mineral; O azul representa o céu sergipano; As cinco estrelas brancas de cinco pontas simbolizam as cinco fozes de rios existentes no estado do Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-barris, Piauí e Real (esses dois últimos rios dividem a mesma foz).
21.
- Amarelo representa o ouro e outras riquezas minerais do estado; - O verde simboliza a esperança; - O azul representa o céu; - Já a estrela é Antares, ou seja, a estrela que representa o estado do Piauí na bandeira nacional.
As quatro estrelas a rodear um globo, em que se vê o perfil geográfico do país, representam o Cruzeiro do Sul, a constelação indicadora da nossa latitude astral ... Assim, pois, erga-se firme, palpite glorioso o Alvo-Negro Pendão do Cruzeiro!!!".
A divisa NON DVCOR DVCO quer dizer Não sou conduzido, conduzo, e valoriza a independência das ações desenvolvidas pela cidade e seu papel de liderança no estado e no país.
O Brasão aplicado na Bandeira do Município representa o governo municipal, e o retângulo, onde está contido, representa a própria cidade, sede do município. A cor branca é símbolo da paz, amizade, trabalho e prosperidade.
Compõe-se das cores vermelha e verde, separadas por um paralelogramo na cor branca, onde estão dispostas seis faixas diagonais, sendo quatro amarelas e duas azuis, interrompidas num círculo branco onde está colocado o brasão.
Significado heráldico Tem como características o escudo português, em campo azul, cor simbólica da lealdade, a esfera armilar manuelina combinada com as três setas que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano.
A atual bandeira da cidade do Rio de Janeiro passou a ser utilizada em oito de junho de 1908, durante a gestão do prefeito Francisco Marcelino de Sousa Aguiar. A flamula tem o fundo branco com duas listras azuis, postas em diagonal, constituídas de uma banda e uma barra, na forma da cruz de Santo André.