Significado de Sonda substantivo feminino Aparelho (prumo ou objeto análogo) para determinar a profundidade da água e a natureza do fundo do mar ou de um rio. Aparelho empregado na perfuração de poços petrolíferos, artesianos etc.
Primeira etapa do processo construtivo, a sondagem do solo é procedimento técnico vital em qualquer tipo de obra. ... Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista.
A sondagem de solo consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira de como conhecer as características do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no desenvolvimento da obra, sendo elas: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, o ...
POR QUE FAZER A SONDAGEM? Quando não se conhece o que há no subsolo, é grande a chance de super ou subdimensionar a fundação ou a estrutura. Para evitar acidentes e também economizar no total gasto com a construção, é fundamental conhecer a resistência do solo.
A sondagem é fundamental, pois é a partir dela que obtemos as informações necessárias do solo, para o dimensionamento da fundação. Entre as principais informações obtidas por esse processo estão a determinação do tipo de solo, o nível do lençol freático, as camadas do solo e a resistência dessas camadas.
Quando a sondagem do solo é realizada e associada a um bom projeto, é possível evitar o subdimensionamento da fundação ou estrutura. Também é possível viabilizar uma estrutura mais leve, que consuma menor quantidade de materiais e, consequentemente, ofereça economia para a obra.
A sondagem à trado manual geralmente penetra somente nas camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d'água. A perfuração do solo geralmente é realizada com os operadores girando uma barra horizontal acoplada a hastes verticais, onde se encontram as brocas.
Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brandas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o ...
A sondagem possibilita descobrir as razões que motivam um cliente a comprar e dá ao vendedor condições de realizar uma apresentação convincente e esclarecedora. ... O uso de perguntas abertas é indicado quando se quer obter mais informações e detalhes sobre o cliente.
sondagem à percussão
Sondagem mista é uma método de investigação geotécnica que consiste na investigação do solo por sondagem a percussão (SPT) e investigação da rocha por sondagem rotativa.
A sondagem rotativa é um método de investigação geológico e geotécnico que utiliza um conjunto motomecanizado para obter amostras contínuas, em formato cilíndrico, ou quando o intuito é obter amostras de materiais rochosos.
O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.
É um método para investigação de solos em que a peliuração é feita através de trado ou de lavagem, sendo utilizada para a obtenção de amostras de solo, medida de índices de resistência à penetração e execução de vários ensaios in situo É possível, ainda, no final do ensaio à penetração, medir o torque necessário para ...
O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações. Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado.
Vantagens e Desvantagens As vantagens desse ensaio com relação aos demais são: simplicidade do equipamento, baixo custo (0,2 a 0,5% do custo total da obra) e obtenção de um valor numérico que pode ser obtido de forma não sofisticada, mas diretas, com regras empiricas de projeto.
O método de sondagem SPT por ser o mais comumente utilizado para estudo de solo no Brasil e principalmente em obras de barragem foi o objeto principal de estudo desse trabalho, pois tal método permite se alcançar profundidades maiores o que em obras de construção de barragem é muito importante, pois a fundação de ...
O plano de investigação geotécnica consiste no planejamento e execução de ensaios de campo e laboratório, com o objetivo de identificar as camadas de solo e substrato rochoso, permitindo definir o modelo de comportamento do terreno de fundação e os valores dos parâmetros geotécnicos.
11) Em que situações extremas os ensaios in situ podem ser indispensáveis? Os ensaios in situ podem ser indispensáveis quando as amostragens indeformadas são difíceis ou impossíveis de obter, como é o caso das areias e dos solos extremamente moles.
O mais comum é utilizar métodos diretos como sondagens à percussão, trado e rotativas, abertura de poços e até mesmo trincheiras para obter informações sobre o subsolo. ... Nestes casos, é necessário recorrer a técnicas indiretas de sondagem, que permitam obter maiores informações sobre o subsolo.
Junto do ensaio de perda d'água sob pressão, a permeabilidade in situ constitui o conjunto de ensaios de permeabilidade executados em furos de sondagens, usualmente utilizados no campo para a caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais.
O que são investigações geotécnicas A investigação geotécnica consiste em ensaios que visam conhecer e entender o comportamento do solo e das rochas, assim como os perfis que o compõem, sua resistência e demais características.
A sondagem rotativa e spt é o tipo de sondagem usada com maior frequencia na engenharia. Sua execução possibilita descobrir a profundidade na qual se encontra o embasamento rochoso do terreno, assim como os tipos de rocha e seu estado de sanidade e fratura.
RQD – índice de qualidade de rocha é calculado através de testemunhos de sondagem (com diâmetro mínimo de 48 mm). Representa a relação entre a soma de todos os tarolos de material maiores que 10 cm e o comprimento total do furo (x100).
O SPT, também chamado de teste de percussão, consiste na penetração do solo com um amostrador por meio de impacto de um martelo de massa padrão de 65Kg, que é liberado repentinamente a uma altura de 75cm. No Distrito Federal, o valor médio de SPT para 2 furos é R$1.