É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).
As manobras de Leopold podem ser feitas a partir do último trimestre de gestação, e mesmo no trabalho de parto, durante e entre as contrações. Médicos experientes podem inclusive estimar o tamanho fetal.
Versão ou virado para o lado direito.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Para calcular a idade gestacional basta verificar quantos dias que se passaram desde a última menstruação e dividir por 7. O resultado é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.
A IG (Idade Gestacional) sempre é calculada em semanas. Tendo o conhecimento da DUM (Data da Última Menstruação), o próprio casal pode calculá-la. Para isso, basta contar de sete em sete dias, partindo do dia seguinte à própria DUM.
Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM). Vamos então a um exemplo prático: Suponhamos que uma mulher tenha tido o promeiro dia da sua última menstruação em 10 de janeiro de 2020, sendo esta portanto a data da sua última menstruação.
Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.
O conselho para grávidas, Gardosi afirma, é que o parto ocorra em qualquer momento entre a 37ª e a 42ª semana de gestação, em um período conhecido como "a termo", quando o bebê atingiu a maturidade esperada. No Brasil, alguns médicos consideram que o limite é a 40ª semana – e recomendam cesárea após essa data.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo. Nos dois casos, os riscos de complicações aumentam muito.
A gestação dura, em média, 266 dias ou 38 semanas após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Como nem sempre se sabe quando o óvulo foi fecundado, os médicos costumam contar 40 semanas ou 280 dias após a data da última menstruação e assim definir o dia em que o bebê irá nascer.