crossorigin="anonymous">
Significado de Draconiano adjetivo Excessivamente severo ou rigoroso: leis draconianas, contrato draconiano. Etimologia (origem da palavra draconiano). Do grego Drakon, legislador de Atenas, pelo francês draconien.
"Lei Draconiana" é uma forma pejorativa de se referir a qualquer lei que seja excessivamente severa ou que institua uma punição cruel ou injusta.
Drácon (Atenas, c. século VII a.C.) foi um estadista da cidade grega de Atenas. ... Uma das suas mais importantes ações foi a elaboração de um código de leis ("thesmi", em grego) que serviram como a primeira constituição escrita da cidade de Atenas.
Tanto Drácon quanto Sólon buscaram reformar as próprias bases do sistema político grego, de modo a expandir o direito ao voto (Sólon, por exemplo, removeu alguns dos critérios de renda para a participação política) e tornar mais ampla a área possível de participação dos cidadãos na política da Cidade-Estado.
Diferente do que era antes, as leis escritas viabilizaram um equilíbrio na sociedade. Dessa forma, a igualdade ficou mais evidente. Assim, se faz necessário observar que o surgimento das leis escritas na Grécia proporcionou a participação popular, a democratização e condições para o pensamento filosófico.