crossorigin="anonymous">
Floresta ombrófila densa (também chamada floresta tropical pluvial) é um tipo de vegetação caracterizado como mata perenifólia (ou sempre verde) cujo dossel é de até 50 m, com árvores emergentes de até 40 m de altura. Possui densa vegetação arbustiva, composta por samambaias, arborescentes, bromélias e palmeiras.
A palavra ombrófila tem origem grega e significa "amigo das chuvas", o mesmo que pluvial de origem latina, e caracteriza uma formação vegetal cujo desenvolvimento depende de regime de águas pluviais abundantes e constantes.
A nomenclatura Floresta Ombrófila “Mista”, é pelo fato de haver associação entre coníferas e folhosas. Há três espécies de coníferas nativas do Brasil, que são: Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná), Podocarpus lambertii (pinho-bravo) e Podocarpus sellowii (pinho-bravo).
Plantas perenes (do latim per, "por", annus, "anos") é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo-lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.
perene está com a pronúncia pendente em: perene [ es - es ] Você sabe como se pronuncia perene?
As plantas bienais são aquelas cujo ciclo de crescimento - que se inicia com a semente passando pela planta vegetativa e pela planta florescente até, de novo, ao estádio de semente - se completa em duas estações de crescimento. ... Durante este processo ocorre a floração, a frutificação e a formação de semente.
Dito isto, as gramíneas podem ser anuais (como por exemplo o trigo) ou perenes (como a festuca-alta). Os seus caules denominam-se canas. De acordo com a espécie de gramínea, os caules podem ser aéreos (ascendentes, rasteiros ou flutuantes) ou subterrâneos (rizomas ou pseudo bolbos).
Algumas plantas sem semente podem ser também consideradas anuais, ainda que não floresçam. Exemplos de plantas anuais são o milho, a alface, o alho-porro, a couve-flor, o melão, a ervilha, a zínia, o girassol, a margarida ou o malmequer.