Um estado metaestável - ou de forma equivalente estado metastável - corresponde a qualquer estado do sistema diferente do estado de equilíbrio mais estável - diferente do equilíbrio termodinâmico - que tenha consigo associado uma restrição que impeça a transição imediata deste para o estado mais estável sem alguma ...
Solvus – linha que separa uma região de solução sólida de outra contendo várias fases. Micrografia mostrando a microestrutura de uma liga chumbo-estanho com a composição eutética. Observe que as fases mudam de composição na região bifásica, no resfriamento!
ELA SEMPRE É OBEDECIDA (A MENOS QUE HAJA CRIAÇÃO OU DESTRUIÇÃO DE MATÉRIA), QUER O SISTEMA ESTEJA EM EQUILÍBRIO, QUER NÃO ESTEJA. Com informações corretas, a Regra da Alavanca é sempre obedecida, pois ela corresponde simplesmente a um balanço de massa ou de átomos em um sistema fechado.
No diagrama de fases a seguir, temos 6 setas que indicam o sentido das mudanças de estados físicos de uma substância.
O ponto triplo da água, bem como o de qualquer outra substância, corresponde a um ponto, no diagrama de fases, em que os estados sólido, líquido e gasoso coexistem em equilíbrio termodinâmico. No diagrama de fases, o ponto triplo é localizado onde as curvas de sublimação, fusão e vaporização encontram-se.
Logo, podemos concluir que ele está no estado líquido.
0,01 °C
O ponto P é um ponto comum às três curvas e é denominado ponto triplo ou ponto tríplice, neste ponto as três fases – sólido, líquido e gasoso, estão em equilíbrio. O ponto triplo da água ocorre quando a mesma está à temperatura 0,01°C sob pressão de 611,73 pascal.
Os estados físicos da água dizem respeito a esta substância extremamente importante para a existência dos seres vivos. Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
O ponto crítico é a temperatura mais alta a que o líquido e o gás (de uma substância pura) podem coexistir e corresponde a uma temperatura diferente para cada substância.
Ponto crítico de uma função derivável f é um ponto x=c do domínio de f no qual f '(c)=0. Exemplo: f(x)=x², definida sobre [-1,2], possui x=0 como ponto crítico, pois f '(0)=0.
Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância pode existir somente na forma de gás. Acima dessa temperatura, um gás não pode ser liquefeito, por mais que a pressão do sistema seja elevada.