crossorigin="anonymous">
A análise microbiológica resulta do estudo de microrganismos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos e tudo que compõe um organismo.
A análise microbiológica tem por objetivo verificar a potabilidade e identificar microrganismos em água e efluentes. ... Substâncias presentes em efluentes: avalia os resíduos que possam ser poluentes e prejudiciais no seu despejo do ponto de vista microbiológico.
Como é difícil identificar tecnicamente e evidenciar esses agentes patogênicos na água, a investigação é feita por exame bacteriológico que localiza a presença, ou não, de poluição de origem fecal nas águas. Para isso, são pesquisadas as bactérias do grupo coliforme na água.
A análise microbiológica da água é, sem dúvida, a mais importante de todas, pois identifica a presença de microrganismos patogênicos. A presença de bactérias pode indicar a contaminação fecal, seja por fezes de humanos ou animais. ... A água potável e tratada não deve conter microrganismos patogênicos.
As análises físico-químicas têm a finalidade de determinar, quantificar ou qualificar os componentes específicos do alimento, a exemplo de determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto. Avaliação nutricional de um produto. ...
Nos testes realizados, a análise físico química e bacteriológica da água é capaz de identificar:
Além de verificar o controle de qualidade nos produtos, a análise físico química de alimentos identifica a presença de elementos que podem ser altamente prejudiciais à saúde humana.
O objetivo principal da análise é conhecer a composição química dos alimentos, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.
CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de avaliação dos fármacos produzidos e matérias-primas utilizadas, estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulações.
Explicação: A metodologia de cinza seca permite diferenciar, de forma individual, os minerais presentes em um alimento Dessecador, balança analítica e forno mufla são equipamentos utilizados na determinação de cinzas totais, utilizando a metodologia da cinza seca O...
Cadinho previamente seco em estufa, béquer, dessecador com sílica gel, espátula e pinça metálica. Equipamentos: balança analítica e estufa de secagem com ventilação.
Não menos importante, a determinação de cinzas utilizando um forno mufla ou também denominada determinação de resíduos utilizando um forno mufla é amplamente realizada. ... O resíduo inorgânico que permanece após a queima de matéria orgânica de uma amostra é o que caracteriza a cinza de uma amostra de alimento.
A análise de cinzas permite observar qual o conteúdo mineral de uma amostra, em termos industriais e possível checar se aquela amostra possui mais ou menos minerais do que era esperado, caso sejam constatadas alterações, essas devem ser investigadas e localizadas, motivos de alterações podem ser a adição de areia a ...
TÉCNICA DETERMINAÇÃO CINZA TOTAL VIA SECA
A quantificação do conteúdo inorgânico faz-se por meio da determinação do resíduo pela incineração ou cinzas. Assim, a droga calcinada à alta temperatura tem toda a sua matéria orgânica transformada em CO2, restando apenas compostos minerais na forma de cinzas.
Pesar a amostra de cinzas Cálculo % Cinzas = (Peso cadinho + Cinzas ) - (Peso cadinho ) x100 (Peso cadinho + Amostra úmida ) - ( Peso cadinho) Observação: Normalmente utiliza se o cadinho onde já analisou o teor de umidade para análise de cinzas.
A fração "cinzas" representa as substâncias inorgânicas presentes no alimento. Quando um alimento é queimado (em uma mufla) a 550-570º C a matéria orgânica é transformada em CO2, H2O e NO2 (queima) permanecendo os minerais presentes no alimento (resíduo inorgânico chamado de “cinzas” ou “resíduo mineral fixo”).
O teor de cinzas em alimentos refere-se ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C) (ZAMBIAZI, 2010).
a diferença é significativa tanto entre os valores do teor de água quanto entre a relação entre a massa úmida ou fresca e de cinza de materiais biológicos de clima temperado,citados na literatura,e os valores obtidos neste trabalho.
A determinação da cinza insolúvel em água é uma indicação boa da presençade fruta em doces, geléias, sucos. ... Na determinação de adulteração os teores de cinzas podem ser utilizados para verificaradulterações, como a presença de areia em condimentos e talco em confeitos (cinzasinsolúveis em ácido).
A composição centesimal de um alimento exprime de forma básica o valor nutritivo ou valor calórico, bem como a proporção de componentes em que aparecem, em 100g de produto considerado (porção comestível do alimento), os grupos homogêneos de substâncias do alimento.
A composição centesimal de um alimento exprime de forma grosseira o valor nutritivo destes alimentos. Podemos, a partir da composição centesimal, verificar a riqueza do alimento em alguns grupos homogêneos considerados, assim como verificar, por cálculo, o valor calórico desse alimento.
Veja o exemplo abaixo:
Passando para a parte prática, a análise centesimal de um alimento consiste em analisar as 6 partes que o compõem. ... Este processo consistia basicamente na retirada da umidade do alimento, deixando apenas a matéria seca. Da matéria inorgânica fazendo com que fique apenas o material orgânico.