Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são semelhantes quando guardam uma proporção entre eles, ou melhor quando os ângulos e os lados do primeiro triângulo estão em correspondência com os ângulos e lados do segundo triângulo, de tal forma que seus ângulos sejam iguais e os lados do primeiro triângulo sejam ...
Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. Essa proporção entre os lados e a semelhança entre as figuras garantem também a existência de uma propriedade envolvendo suas áreas.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
A razão entre dois lados homólogos ou entre dois triângulos semelhantes (k) é chamada de razão de semelhança. ... Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. Note que .
Semelhança de Polígonos
Critérios para a semelhança Possuem o mesmo número de lados; Os seus ângulos correspondentes são iguais; Os seus lados correspondentes possuem uma razão de proporção; Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.
Razão, no sentido geral, é a faculdade de conhecimento intelectual próprio do ser humano, é um entendimento, em oposição à emoção. É a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias.
Verificado por especialistas Em resumo, podemo compreender a crise da razão como a falta de consenso entre os diferentes pensadores e cientistas ao longo dos tempos. ... O termo crise da razão retrata as diferentes ideias (divergências) existentes sobre um mesmo assunto ou área do conhecimento.
Resposta: “Ninguém está com a razão completa. Mas estará com MENOS razão quem: se julga vítima, representa o 'status quo' de uma sociedade e se coloca contra os que fomentam o progresso das ideias e dos costumes.”
A razão é a capacidade que o ser humano tem que permite chegar a conclusões a partir das permissas, esta particularmente ligada á natureza humana. A mesma permite resolver problemas e encontrar coerência entre eles, assim sendo descarta ou forma novos conceitos de uma forma organizada.
Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial. O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano.
Dizer vontade que obedece a leis e dizer razão prática é, no fundo, a mesma coisa. A pessoa é racional porque consegue submeter a própria volição à faculdade racional. Consegue combater as próprias inclinações e desse modo afirma a sua autonomia, a sua liberdade, para além do meramente animal em si.
Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.
Para Aristóteles, a razão é um elemento fundamental do conhecimento humano; entretanto, os dados manipulados pela razão são fornecidos pelos sentidos, ou seja, pela experiência sensorial. Para Aristóteles, o único mundo que existe é aquele no qual nós vivemos.
Aristóteles discordava de Platão, porque entendia que poderíamos alcançar as coisas perfeitas através da experiência, e não havia um mundo das ideias em separado, mas apenas aquele associado diretamente ao mundo material. Note que Aristóteles aprendeu de Platão, e foi seu aluno, segundo a tradição nos conta.
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos.