EQST

Quais As Diferenças Entre A Concepço Educacional Dos Humanistas E Dos Reformistas?

Quais as diferenças entre a concepção educacional dos humanistas e dos reformistas?

108), “a educação humanista tem caráter mais livre, espontâneo e risonho, enquanto que a reformada é mais severa, rigorosa e atormentada. ” As diferenças entre esses dois movimentos eram percebidas conforme os países onde se instalavam, que pendiam ao Reformismo ou ao Humanismo.

Como podemos caracterizar a formação humanista?

A formação humanística considera que o homem se educa durante toda a vida, sob a influência de toda a sociedade, dentro da qual a escola ocupa um lugar central, procura- se nela seu desenvolvimento pleno, o qual abrange o desenvolvimento da sua personalidade e dos aspectos significativos, conscientes dela, entre os ...

Qual foi a importância do humanismo para o renascimento?

O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. ... Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.

Quem são os humanistas?

Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.

Que ideias Os pensadores humanistas defendiam?

Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.

O que os humanistas valorizava?

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

O que os humanistas buscavam?

O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. ... Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia.

Quais são as principais ideias do renascimento?

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Quais são os principais artistas do Renascimento?

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

O que vem a ser o renascimento?

Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.

Quais são as fases do renascimento?

As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento.

Quais as três fases do Renascimento italiano?

Mediante o volume de obras e artistas que aparecem na Itália, os historiadores resolveram periodizar o Renascimento Italiano em três fases distintas: o Trecento, que corresponde à fase inicial do movimento renascentista, no século XIV; o Quattrocento, onde temos vários trabalhos na cidade de Florença, os quais ...

O que foi o período trecento?

O Trecento (em português, 'trezentos') é o período da História da Arte que se segue ao período da Idade Média na Itália. ... Giotto inaugura a tridimensionalidade da arte mural, dando assim corte radical com a arte bizantina e abrindo caminho para o Renascimento.

Quais são os três períodos do Renascimento?

A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.

O que foi o renascimento onde surgiu?

Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Quem se destacou como artista no início do renascimento no período de 1300 ou seja no trecento *?

Trecento: iniciou em 1300, em Florença, na Itália, justamente no período de passagem da Idade Média para a Moderna. Nessa fase, as questões humanistas começaram a ganhar destaque por meio das obras de Giotto (pintura), Dante Alighieri, Francesco e Giovanni Bocaccio (literatura).

Qual é a principal obra de Rafael Sanzio?

Os Quartos de Rafael

Qual dos países é considerado o berço do Renascimento?

italiana

Qual é a primeira pintura que se conhece de Michelangelo?

Escultura

Qual é o estilo de pintura de Michelangelo?

Renascimento

Quais foram as obras de destaque de Michelangelo?

Basílica de São Pedro

Que obra consagrou Michelangelo na pintura?

Pietá

Foi Michelangelo?

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel Ângelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Por que Michelangelo morreu?

18 de fevereiro de 1564

Como foi o fim da vida de Michelangelo?

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) foi um homem difícil e temperamental. O pintor passou os quatro últimos anos de sua vida em Nápoles, Malta e Sicília, depois de ter fugido de Roma sob a ameaça de prisão devido a uma acusação de assassinato. ... O pintor morreu em Porto Ercole, em 1610, aos 38 anos.