O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações causando intensa dor.
Interpretação dos resultados da análise do ácido úrico
Os níveis elevados de ácido úrico aumentam a formação de cálculos renais, também chamado de cálculo de ácido úrico. Esta formação acontece em função do crescimento da acidez na urina. Pessoas normais mantêm uma média de pH ao redor de 6, porém, nos pacientes portadores de cálculo de ácido úrico, o pH fica em torno de 5,4.
Sabe-se, por exemplo, que pessoas hipertensas costumam ter valores elevados de ácido úrico, porém isso não significa que a substância seja a causa, especialmente porque a redução dos valores do ácido no sangue dos pacientes não altera a condição de hipertensão, entre outros motivos. Portanto, essas conexões são, por enquanto, apenas suspeitas.
Uma grande quantidade de ácido úrico na urina também pode ser sinal de cálculos renais (pedras nos rins), que são massas resultantes do excesso de ácido úrico no organismo. Os sinais e sintomas das pedras nos rins podem incluir:
Ácido úrico alto: O que é
Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico elevado. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.
Os resultados das análises de ácido úrico são apresentados em valores numéricos e devem ser comparados posteriormente com os valores de referência (valores esperados ou normais).
Como tratar o ácido úrico alto
Durante a dieta é importante também diminuir o consumo de doces e refrigerantes, por serem ricos em frutose, um tipo de carboidrato que promove a produção de ácido úrico, além de causar o ganho de peso, que é uma das causas do ácido úrico alto. Entenda melhor o que é ácido úrico alto, suas causas e sintomas.
O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.
As análises do ácido úrico são comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), isto é, o utente apenas precisa de pagar uma taxa moderadora. O restante valor é suportado pelo SNS.
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam no aumento da quantidade de ácido úrico no organismo e, portanto, as pessoas que sofrem deste problema devem evitar o consumo de alimentos ricos na proteína purina, já que está é primordial para o aumento da substância.
O aumento de ácido úrico tem relação com a capacidade dos rins de eliminar a produção extra do fígado. Estima-se que 25% dos homens possuam mais do que 7mg/dL de ácido úrico em seu sangue, o que não necessariamente quer dizer que haverá uma doença, mas as chances se tornam maiores.
Sintomas de ácido úrico alto
Frutas, verduras, arroz, batata, óleos vegetais, pães integrais, ovos, leite e derivados não possuem purina. Estes alimentos podem ser usados na alimentação de quem tem o ácido úrico alto.
Com tratamento, os níveis de ácido úrico podem ser reduzidos e é possível viver uma vida normal e sem dor. Basta seguir as orientações do médico. Com o uso dos medicamentos indicados e mudanças nos hábitos alimentares, as complicações causadas pela condição tornam-se muito mais raras.
Demência epidêmica | Artigo
Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.
O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, aparecendo como produto final da quebra das purinas, que são proteínas presentes em diversos alimentos, dentro das células do corpo, devido à ação de uma enzima chamada de xantina oxidase.
O que causa ácido úrico elevado
De acordo com o médico, “o consumo de açúcar produz elevações agudas nos níveis de ácido úrico”. Por isso, vale evitar todos os alimentos ricos nesse ingrediente. Além disso, confira outros itens para ficar de olho:
Reduzir o ácido úrico é possível com controle da dieta e através de medicamentos. Nem sempre é necessário que haja o tratamento, já que é possível que o ácido úrico elevado não cause nenhum sintoma.
O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.
O que causa o aumento do ácido úrico no sangue?
O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em ...
O que o ácido úrico pode causar na pele?
Em outros o excesso de ácido úrico gera um material parecido com um cristal que, ao ficar retido no corpo, dá origem a gota -- problema em que, geralmente, punhos, cotovelos, tornozelos, joelhos ou dedos dos pés ficam muito doloridos, inchados, vermelhos e com aumento da temperatura na pele da região afetada.
O que causa a falta de ácido úrico?
As principais causas de ácido úrico baixo são: Medicamentos: alopurinol, sulfamatoxazol-trimetroprim (altas doses), corticoides (por tempo prolongado), estrogênios, aspirina (em altas doses), fibratos, tiazídicos, entre outros; Doença hepática (com menor produção endógena do ácido úrico);
O que não se deve comer quando se tem ácido úrico?
Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.
extrato de carne;
consumo de carne e frango;
coração, fígado, rins, miolos;
vitela, carneiro, cabrito;
bacon, frios, embutidos em geral;
peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;
Mais itens...•12 de dez. de 2019
O que não pode comer quando está com ácido úrico elevado?
Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.
extrato de carne;
consumo de carne e frango;
coração, fígado, rins, miolos;
vitela, carneiro, cabrito;
bacon, frios, embutidos em geral;
peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;
Mais itens...•12 de dez. de 2019
Quem tem ácido úrico pode comer tomate?
A exceção de aspargos, ervilha, espinafre, feijões, lentilha e vagens, os demais vegetais possuem quantidades desprezíveis de purinas. Portanto, o consumo de suco de laranja, cebola, tomate, abacate e goiaba não irão fazer mal para quem possui gota.
O que é bom para ácido úrico na mão?
Como tratar o ácido úrico alto O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.
Para que serve o exame de ácido úrico?
Para que serve o exame Para checar o excesso (hiperuricemia) ou a falta (hipouricemia) do ácido úrico no organismo. No primeiro caso, ele se deposita em alguns órgãos, como os rins, e lá causa a formação de cálculos renais (as dolorosas pedras) e até insuficiência.
Quem tem ácido úrico não pode comer feijão?
Como medida preventiva, orientamos os paciente e evitarem alimentos ricos em proteínas animais, como, carne vermelha,peixes, frutos do mar e miúdos. Além de aumentarem a ingesta de leite e derivados. O feijão, é uma leguminosa, rica em carboidrato e pode ser consumido normalmente.
Quais frutas pode comer quem tem ácido úrico?
Assim como o limão, a laranja faz parte do grupo de frutas cítricas que ajudam a eliminar as toxinas do sangue. Fonte de vitamina C e antioxidantes, a laranja é um dos alimentos que mais contribui na hora de tirar o excesso de ácido úrico do organismo.
Como baixar o ácido úrico naturalmente?
De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.
Como ler o exame de ácido úrico?
Resultados normais Os níveis de ácido úrico são medidos em miligramas (mg) por decilitro de sangue (dL). Os valores de referência variam conforme o sexo: Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL. Sexo masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL.
O que não pode comer quando se tem gota?
Alimentos proibidos para gota
Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja;
Vísceras, como coração, rins e fígado;
Temperos prontos;
Fermento de padeiro e levedura de cerveja na forma de suplemento;
Carne de ganso;
Carne vermelha em excesso;
Frutos do mar como mariscos, mexilhão e vieiras;
Mais itens...
Quais são os alimentos que aumentam o ácido úrico?
7 comidas que aumentam o ácido úrico
Sushi. A maior parte das peças de sushi são feitas com peixes e mariscos como salmão, atum e camarão, devendo ser evitadas. ...