Um princípio da arte e do próprio universo, um “padrão”, é um elemento (ou conjunto de elementos) que é repetido em um trabalho ou em um conjunto de obras associadas. Os artistas usam o pattern como decoração ou técnica de composição de um trabalho artístico.
A norma gramatical é aquela relacionada à gramática normativa: só o que está de acordo com ela é correto. ... A norma- padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo. Segue prescrições representadas na gramática, mas é marcada pela língua produzida em certo momento da história e em uma determinada sociedade.
Aquela linguagem que não é culta nem esta de acordo com a norma padrão brasileira. Geralmente ultilizadas em conversas entre amigos e família.
Língua-padrão é a maneira de falar e escrever que é considerada correcta por uma dada comunidade. ... uma entre as muitas variedades de um idioma, [mas] é sempre a mais prestigiosa, porque actua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade[…]».
É a norma culta que deve ser utilizada em concursos, publicação de textos, entrevistas. Enfim, aquilo que a gramática diz o que é a linguagem correta. Para a norma culta, padrão, devemos usar a 1, pessoa do plural e não a palavra "gente".