Identificar a responsabilidade de cada gestor (municipal, estadual e federal) na prestação dos serviços e na atenção a saúde da população e punir os atores quando houver omissão ou irresponsabilidade.
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um documento que sistematiza o conjunto de proposições políticas do governo municipal na área de saúde, isto é, o conjunto das propostas de ação em relação aos problemas e necessidades de saúde da população do município, levando em conta os princípios e diretrizes gerais que regem a ...
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 2000a, Plano Municipal de Saúde 2001-2005.
A seguir são explicados os dois momentos de elaboração: a Análise Situacional e a Formulação de Objetivos, Diretrizes e Metas. Para iniciar a elaboração do Plano de Saúde é fundamental realizar uma análise situacional do município, que pode ser realizada de diversas maneiras.
4º, a Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.
A Programação Anual de Saúde (PAS) constitui importante peça de gestão que operacionaliza as intenções expressas no Plano Nacional de Saúde (PNS), tendo por objetivo anualizar as metas do Plano e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.
O primeiro é que o objetivo principal do planejamento em saúde é a saúde e que seu propósito é contribuir para a melhoria do nível de saúde da população tanto quanto seja possível, dado o conhecimento e recursos disponíveis.
O Relatório Anual de Gestão (RAG) apresenta anualmente os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde (PAS), assim como a análise da execução orçamentária, apurados com base no conjunto de ações, metas e indicadores da PAS, e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários ao Plano ...
O Relatório Anual de Gestão - RAG é o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução da PAS, apurados com base no conjunto de diretrizes, objetivos e indicadores do Plano de Saúde, e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários ao Plano de Saúde e às Programações seguintes.
O que é o relatório de gestão? O relatório de gestão administrativa é um documento que apresenta as estratégias de negócio adotadas pela empresa e seus respectivos resultados. Seu objetivo é justamente relatar o desempenho dos diferentes setores da organização.
O Relatório de Gestão é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde.
O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da programação Anual de Saúde - PAS e deve ser apresentado pelo gestor do SUS até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audiência pública na Casa Legislativa do respectivo ente da Federação.
O Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SARGSUS) constitui-se em instrumento informatizado que facilita a elaboração e acesso ao Relatório de Gestão (RG).
O DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir das normativas do planejamento do SUS e da internalização da lógica do ciclo de planejamento.
O Meu digiSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais.
Como posso me cadastrar para ter acesso ao Sistema? A solicitação de acesso ao DigiSUS Gestor Módulo Planejamento (DGMP) será feita através de cadastro no SCPA - Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso do Ministério da Saúde.
Primeiramente, acesse o portal do Meu digisus: https://meudigisus.saude.gov.br/;
Para o cadastro de operador solicitante é necessário ofício (escaneado) assinado pelo atual Secretário de Saúde para o email: sisreg@saude.gov.br. Informando no ofício os seguintes dados do operador: nome completo, CPF, email, telefone e qual a unidade que deseja o cadastro (com o CNES).
Basta ir até uma unidade de saúde pública e solicitar o mesmo. O profissional irá acessar o CadSUS e imprimir uma nova carteirinha. Essa emissão não tem custo para o cidadão, mas é importante guardá-la bem, pois é fundamental nas consultas e acompanhamento médico no sistema público.
Para fazer o recadastramento basta se dirigir até a UBS mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, portando os originais dos documentos de Identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, Cartão SUS (caso tenha) e preencher um formulário no local.
Para fazer o pré-cadastro e consultar o seu Cartão SUS, é preciso acessar o Portal de Saúde do Cidadão (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/). Também é possível baixar o aplicativo do Conecte SUS no seu celular por meio das plataformas da Play Store e App Store.
Como atualizar o cartão do SUS pela internet
Para realizar esse serviço é necessário informar RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação.
É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF. Para solicitar pela internet, o paciente deve acessar o portal do cidadão. Para continuar acompanhando toda as informações do seu cadastro no Sistema Único de Saúde também é possível baixar o aplicativo Meu DigiSUS.
Manter os dados no cadastro do SUS sempre atualizados é fundamental para que todo procedimento ao qual o paciente for submetido conste em seu histórico de saúde junto ao prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. ...