No hinduísmo existem milhares de deuses e deusas. Mas os sábios afirmam que todos eles são apenas diferentes formas de um mesmo e único Deus. Dos vários deuses, três se destacam: Brahma, o criador (não confundir com Brahman), Vishnu, o preservador, e Shiva, o destruidor.
Rituais hindus Altar de adoração em casa, queima de velas, incensos, flores e oferendas para deuses são alguns dos ritos que variam de acordo com a região. Também fazem parte dos rituais dos hindus as práticas de yoga, tantra, meditação e mantras.
Bem diferente das religiões ocidentais, o hinduísmo possui em média 1,1 bilhão de fiéis e mais de 33 deuses. Esses deuses são chamados no masculino de Devi, e no feminino de Deva. As formas que eles possuem representam uma manifestação corporal de outros deuses imortais, como a trindade Hindu: Brahma, Vishnu, e Shiva.
A trindade é a principal da cultura indiana, seus membros são poderosos e possuem funções diferentes para manter a harmonia na terra. Em algumas versões, constata-se que os três seres divinos representam os elementos água, fogo e terra, mas em outras, destaca as divindades como lua (Shiva), sol (Vishnu) e céu (Brahma).
Odin
Krishna é um nome de Deus que significa "o Todo Atraente", a Verdade Absoluta. A palavra 'krish' é a característica atrativa da existência divina, e 'na' significa 'prazer espiritual. ' Quando o verbo 'krish' é adicionado ao 'na', ele se torna 'krishna', que indica a Suprema Verdade Absoluta.
panteão hindu
Conheça a história do deus Ganesha, primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana. ...
Matura
Conhecido também como movimento Hare Krishna ou consciência de Krishna, sendo considerado uma ramificação do hinduísmo, o qual engloba práticas religiosas diversas. O movimento Hare Krishna está inserido dentro da tradição religiosa denominada Gaudya-Vaishnava de origem indiana.
Arjuna (Sânscrito: अर्जुन, arjuna) (também conhecido como Parth, significando filho de Prita ou Cunti) é uma personagem da Religião hindu, um dos heróis do épico Maabárata. Filho do deus Indra é um dos cinco heróis da epopeia hindu.
Brama, Brahma ou Bramá é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). ... Além disso é considerado, pelos hindus, a representação da força criadora ativa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica.
Diferença para a trindade cristã Como um ser limitado, o ser humano somente percebe três aspectos de Brahman, que são: Brama, o Criador, Vishnu, o Preservador e Shiva, o Destruidor. O conceito da trimúrti difere, como se vê, do conceito da Santíssima Trindade cristã e, das formas semelhantes à doutrina da mesma.
Brahma não “criou” o mundo. Ele simplesmente fez todas as criaturas perceberem a sua existência. Outra característica do hinduísmo é que cada deus representa o aspecto de um deus único. Assim, ele cria o mundo como Brahma, o mantém como Vishnu e o destrói como Shiva.
Brahma não representa uma pessoa e sim o criador do universo, fazendo parte da trindade hindu que tem Brahma, Vishnu e Shiva (criador, conservador e transformador). Essa trindade é semelhante à cristã (Pai, Filho e Espírito Santo). Brahma vem descrito nos Vedas (escritura hindu) em vários hinos.
Segundo a lenda, eles teriam sido organizados por Vyasa, um sábio que seria a encarnação de Vishnu, deus que em todos os ciclos de criação e destruição do Universo elabora as escrituras em 4 livros, para garantir que os cânticos se propaguem e se eternizem.
Osíris
O anglicanismo é o grupo protestante mais antigo em operação contínua no Brasil e a primeira religião cristã não católica a ser permitida por lei.
No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.
A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina.
De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).
Lista dos principais grupos religiosos do Brasil
O número oficial de deuses na Índia chega a 330 milhões. Extraoficialmente, porém, essa conta bate na casa do bilhão.
Entre as religiões protestantes com maior número do adeptos nos Brasil está a Batista com 3,7 milhões, e as igrejas Presbiteriana e Adventista, ambas com 1,5 milhões de fiéis. Já entre as pentecostais e neopentecostais destaca-se a Assembleia de Deus com 12,3 seguidores.
Protestantismo histórico
O evangelicalismo, evangelismo ou cristianismo evangélico é um movimento cristão protestante surgido no século XVII, depois da Reforma Protestante, tornando-se uma vertente organizada com o surgimento, dos metodistas entre os anglicanos, dos puritanos entre os calvinistas e Igrejas Reformadas, ambos na Inglaterra e dos ...