Os critérios da Ética são usados para auxiliar o indivíduo na escolha daquilo que é considerado aceito por toda a coletividade. ... Utilitarista - a norma ética deve possuir uma utilidade, que é orientar o comportamento do indivíduo. Direitos - tais critérios não devem suprimir os direitos dos indivíduos.
A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia). Aristóteles desenvolveu uma reflexão ética perguntando-se sobre o fim último do ser humano.
Resposta. O tema principal da ética de Aristóteles é delimitar o que é o “bem” e o significado que ele tem para o homem. Somente quem conhece o bem é capaz de encontrar a felicidade, que na filosofia aristotélica não é um sentimento passageiro, e sim “obra de uma vida inteira”.
O meio termo se caracteriza como conduta ética a partir do momento em que a pessoa conhece a si mesmo e assim ela possui um equilíbrio sobre si o que é muito difícil de conseguir.
Resposta. Virtude e vício são coisas distintas em essência. A virtude é habituar-se à prática do saudável, daquilo que proporciona prazer e faz bem. Enquanto o vício é danoso e só causa mal.
2a Questão (Ref.: 753750) Pontos: 1,0 / 1,0 Nos tempos homéricos, chamado o período clássico da Grécia, que filósofo afirmou que as virtudes são Éticas e Intelectuais? Sócrates Aristóteles Demócrito Platão Parmênides Gabarito Comentado . Gabarito Comentado .
Exemplos: a virtude da prudência é a mediania entre a precipitação e a negligência; a virtude da coragem é a mediania entre a covardia e a valentia insana; a perseverança é o meio termo entre a fraqueza de vontade e a vontade obsessiva.
Conceito de Virtude Em termos filosóficos, e segundo Platão e também segundo o epicurismo e o estoicismo, a virtude designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardeais").
Resposta. A teoria de Aristóteles de justa medida, tem como finalidade o desenvolvimento da virtude. Justa medida é Tratar aos iguais de forma proporcional a suas igualdades e Tratar aos desiguais em forma proporcional a suas desigualdades.
A justa medida (ou o meio termo) para a Aristóteles é aquilo que existe entre dois vícios - dois extremos - e é a essência da Virtude.
O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. ... A virtude/excelência moral, ao contrário, surge a partir de cada ação humana, da decisão diária de praticar atos justos. Se não é praticada, o ser humano perde a disposição moral.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas. Vejamos agora um passo a passo para entender como ele formula esse pensamento.
Para Aristóteles, felicidade é uma combinação de vida dedicada a contemplação teórica aliada a pratica das outras virtudes humanas e sustentada pelo bem-estar material e social. Para Epicuro, felicidade é prazer.
Resposta. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a felicidade está na prática e na contemplação das virtudes clássicas da sabedoria, moderação, coragem e justiça: ... Mas a felicidade ninguém a escolhe tendo em vista alguma outra virtude, nem, de uma forma geral, qualquer coisa além dela própria.
Resposta. Basicamente: Para Aristóteles,o ser humano deve buscar a felicidade tendo como base a prática de ações virtuosas,usando a justiça e a razão. Para Epicuro,a felicidade é o prazer resultante da satisfação dos desejos (naturais e necessários).