Endomorfo. Este tipo de corpo feminino é mais curvilíneo e algumas vezes é associado ao formato de uma pêra, com uma estrutura maior, quadris largos e maior porcentagem de gordura corporal, porém com ombros, tornozelos e pulsos mais estreitos. Nesse caso, uma boa dica de esporte é o levantamento de peso.
Já quem tem o corpo endomorfo costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores.
O ectomorfo é o famoso “magro de ruim”, o mesomorfo é aquele que tem o corpo mais definido sem mesmo fazer exercício físico. E o endomorfo é o que ganha peso só de olhar para a comida. ... Sempre vai existir a predominância de um desses tipos físicos em cada um de nós.
Os endomorfos, como falado acima, apresentam uma certa resistência ao carboidrato e tem uma maior facilidade em convertê-lo em gordura, por isso, devem controlar o consumo do nutriente. Seguindo o mesmo exemplo, o indivíduo deverá ter um consumo calórico provindo da gordura de 1092 calorias, equivalente a 121g.
Por isso, é uma dieta que prioriza o consumo de proteína ao consumo de carboidratos. Sendo assim, quando se trata de uma dieta para endomorfo, a recomendação é que apenas 25% de suas calorias diárias sejam adquiridas de carboidratos, 40% de suas calorias de gorduras saudáveis e 35% de fontes de proteína magra.
Treino para mesomorfos
Sugestão de treino aeróbico para endomorfos:
O ectomorfo precisa comer bem se quiser ganhar massa muscular, pois esse biotipo precisa ingerir muitas calorias para conseguir construir músculos. Além disso, com a prática de exercícios de força, as necessidades energéticas será aumentada e se você não atingir a quantidade de macros, não haverá muito progresso.
Um ectomorfo deve ir à academia de 3 a 4 vezes na semana e os treinos não devem ultrapassar 45 minutos. Sabe aquela frase de que menos é mais, pois é, neste caso se encaixa perfeitamente. Os músculos precisam de descanso e quando descansados tem maior probabilidade de crescimento.
Sua recomendação diária está por volta de 1,2g de proteínas para cada Kg do seu peso corporal. Porém praticantes de musculação que querem aumentar significativamente sua massa muscular elevam essa quantidade diária para 2g ou até 3g de proteína por Kg do seu peso.
Coma uma quantidade boa de proteínas (carnes, ovos, leite), uma boa quantidade de carboidratos e também de gorduras boas. Em questão de treino, os ectomorfos precisam de treinos intensos e investir no descanso. Treinar pesado 3 vezes por semana, pois treinar todos os dias irá acelerar mais ainda o metabolismo.
Características comuns do Ectomorfo
Para aumentar a massa muscular deve-se praticar exercícios, como a musculação, e ter uma alimentação rica em legumes, frutas e proteínas, como carnes e leite e derivados, evitando sempre os produtos industrializados e prontos para o consumo.
O que desacelera o metabolismo? Uma dica para desacelerar o metabolismo é fazer o contrário do que dita a regra para quem quer acelerar e emagrecer: intervalos curtos entre as refeições. Comer de forma fracionada, a cada duas ou três horas, eleva o gasto energético, tornando a queima de calorias mais rápida.
Como saber se a sua genética é boa Veja quais são: Proporções atléticas do corpo: a largura do peito, a cintura e as coxas dos ectomorfos são quase as mesmas; a cintura dos endomorfos tende a ser mais larga, enquanto os mesomorfos têm a cintura fina e o peito um pouco mais largo que as coxas.
Endomorfos. Existem também os endomorfos. São pessoas que possuem facilidade para engordar. As características mais comuns são: dificuldade para conseguir definição, maior acúmulo de gordura corporal, metabolismo lento e dificuldade para controlar a ingestão de calorias.
Segundo Foss e Keteyian (2000) o termo somatotipo “refere-se ao tipo corporal ou à classificação física do corpo humano”. A avaliação do somatotipo pode ser empregada tanto para homens quanto para mulheres, e pode ser divido em: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo.
Na dieta do mesomorfo, é sempre bom incluir uma variedade de nutrientes. Em especial, uma boa combinação entre proteínas e carboidratos. A quantidade de macronutrientes sugerida segue uma proporção de aproximadamente 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
Os mesomorfos tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos. Esse é um tipo físico encorpado, com mais gordura corporal. As pessoas com esse tipo de corpo normalmente possuem ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos redondos.