O Contrato de Investimento Coletivo (CIC) é, em poucas palavras, um instrumento utilizado para captação de recursos de um investidor público. No caso, é preciso que o valor arrecadado seja injetado em um projeto específico que já tenha sido estabelecido previamente.
Como fazer contratos de investimentos para startups?
O mútuo conversível nada mais é do que um contrato de empréstimo de dinheiro (mútuo) com devolução em participação societária após o vencimento, ou devolução do dinheiro corrigido e, em alguns casos, com juros.
Um fundo mútuo de investimento é um ativo composto por um grupo de ações, títulos ou outros valores mobiliários e é administrado por um gestor de fundo como um portfólio. Os investidores compram e vende cotas do fundo a preços definidos ao final de cada dia de negociação.
O contrato de mútuo será registrado como um passivo exigível na mutuária e como um ativo realizável na mutuante. Os encargos financeiros praticados nos contratos de mútuo devem ser reconhecidos como despesa financeira na mutuária e como receita financeira na mutuante, observando-se o regime de competência.