crossorigin="anonymous">
Em contabilidade, Ato Administrativo ou Contábil são eventos que NÃO ocasionam alteração de patrimônio – (Bens, Direitos e Obrigações).
Em sentido estrito, fato jurídico vem a ser aquele que advém, em regra, de fenômeno natural, sem intervenção da vontade humana e que produz efeito jurídico. ... Já o ato jurídico é aquele que depende da vontade humana.
O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).
O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado “método das partidas dobradas”, e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de “partidas simples”, que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração.
Como escriturar um livro caixa?
O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.
O processo Intercompany consiste em consolidar saldos contábeis entre empresas, como se fosse uma única empresa com uma ou mais filiais. Porém, esta consolidação não é simplesmente a soma dos saldos de cada conta das diversas empresas.
Transações intercompany Diz respeito às remessas entre a empresa matriz e as filiais instaladas em outros países ou às operações de importação e exportação entre empresas de um mesmo grupo. Esse tipo de transação também está sujeito a regras.