O termo “true” significa verdadeiro, então será existe um RMS de mentirinha e outro “verdadeiro”, é isso? A sigla RMS significa Root Mean Square que “em bom português” quer dizer Raiz Média Quadrática também denominado de Valor Eficaz.
A função True- RMS (RMS verdadeiro), em que o multímetro vai fazendo uma espécie de mapeamento na onda, que ele marca pontos que significam o valor da onda naquele determinado instante, assim, obtemos um valor RMS muito mais preciso, e que funciona em qualquer tipo de onda.
Um exemplo de cálculo Ppico = (6 V)2 / 8 Ω = 4,5 watts, em valor de pico instantâneo. Se esse sinal é senoidal, seu valor RMS é 6 V × 0,707 = 4,242 V(RMS).
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.
- A potência deve ser medida imediatamente antes do início da distorção. Exemplo: Tensão medida no multímetro = 20 volts, com um alto-falante de 4 ohms. RMS provavelmente será de +/- 111W RMS.
Uma regra simples consiste em se levar em conta que para cada 100 W de potência de áudio RMS são necessários 14,5 ampères de corrente. 1 - A potência RMS é medida injetando uma onda senoidal no amplificador sob carga nominal (Z).
São 3 cálculos que devem ser feitos: POTÊNCIA é a multiplicação da CORRENTE com a TENSÃO, ou seja, uma bateria com 2000 Watts RMS de potência e a tensão de 12,6 volts, geralmente o padrão da bateria, temos: 2000/12,6 que resulta em 158 A (ampères).
O ideal é 400 amperes ou mais de bateria.
Para dimensionar uma fonte para um sistema de som automotivo sem bateria, basta utilizar como base a soma do valor do consumo máximo musical de todos os módulos amplificadores.
Em relação à potência da bateria, a cada 1.
Então, nós podemos afirmar com 100% de certeza que se o seu cliente quer um sistema de som em seu carro muito potente, as baterias estacionárias são as mais indicadas. Com ela, seu cliente poderá deixar o som ligado por horas e mais horas, sem se preocupar com a vida útil.
Essas baterias funcionam acumulando energia para repassar ao sistema de som e o potencializa. A bateria automotiva precisa ser de uma marca de qualidade, assim como a bateria moura, bateria tudor ou bateria heliar, que são as mais conhecidas do mercado.
Para obter o cálculo de potência do projeto basta somar as potências dos alto falantes(sempre em Watts RMS). Portanto, sendo o valor obtido a potência que o módulo deve possuir.
Para ter uma boa qualidade de som e sem gastar muito, especialistas recomendam o uso de kit duas vias para alto-falantes. Esse conjunto abrange um espectro de frequência de som maior que os tradicionais coaxiais, já que médios e graves são reproduzidos pelo woofer e os agudos pelo tweeter.
Potência = (Voltagem de saída)² / Impedância da Resistência Essa fórmula é conhecida como Root Mean Square (abreviação RMS), ou Raiz Quadrada Média.
As 3 opções mais populares