O conflito étnico é um termo sociológico para definir qualquerconflito de natureza violenta, bélica, ou militar entre dois ou mais grupos étnicos, grupos ou seja, de pessoas de diferentes origens culturais, religiosas, raciais ou geográficas.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Conflitos etnicos Os conflitos étnico-nacionalistas estão relacionados, de modo geral, à formação de países que abrigam diversas nações (multinacionais ou multiétnicos. As razões desses conflitos não são novas, não tendo sido geradas, portanto, pela nova ordem mundial.
Para explicar o que é separatismo, é necessário esclarecer o conceito de autodeterminação dos povos. Esse termo é bastante antigo – foi citado em 1776, na independência dos Estados Unidos, e na Revolução Francesa de 1789 – e refere-se ao direito que povos têm de decidirem livremente sua situação política.
No Quebec há uma grande concentração de franceses, já que por consequência da rivalidade entre franceses e ingleses, as tendências separatistas sempre estiveram presentes na história do Canadá. Em 1969 ocorreu o reconhecimento e a oficialização da língua francesa no Quebec.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos. ... Pela Constituição vigente, ninguém pode se separar do Brasil.
O Movimento SPL defende a separação do estado de São Paulo do restante do Brasil, tornando-o um país independente. A ideia não é nova, nossos compatriotas sulistas também almejam se separar do Brasil. O recente brexit (saída da Inglaterra da União Européia) reascendeu esta ideia separatista.
Se, atualmente, a região optasse novamente pela separação, parte expressiva da produção agrícola e industrial, da força de trabalho e da capacidade intelectual do Brasil seria perdida. O Sul tem alguns dos melhores índices de empregabilidade, educação e desenvolvimento humano.
Brasil e São Paulo formariam países respeitáveis mesmo separados. Mas as perdas para os dois iriam da economia ao futebol. São Paulo representa quase 1/3 do PIB brasileiro, que é o 8º do mundo, com US$ 1,6 bilhão, entre a Itália e a Rússia.
SEPARAR EM SÍLABAS
1 –SÃO PAULO R$ 2.TRILHÕES E em primeiríssimo lugar está o estado de São Paulo,na região Sudeste do Brasil.
Entre suas principais potencialidades, o estado é o maior produtor mundial de suco de laranja, açúcar e etanol. Além disso, possui o maior porto – o de Santos – e o maior aeroporto – Guarulhos – da América Latina, além de abrigar quatro das dez das melhores faculdades da região.
O Brasil que trabalha e SUSTENTA… e o Brasil que não produz e É SUSTENTADO....
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores fizeram cálculos estatísticos com dados das 27 unidades federativas. ... Para Maria Cristina, a Região Sul obteve a melhor posição porque seus Estados têm redes menores e apresentam políticas educacionais mais consistentes.
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
1)A resposta correta é a letra “C”. Um aspecto peculiar em relação a urbanização da região Sul foi a distribuição mais regular das cidades se comparado a outras regiões do Brasil.