Uma das bases teóricas do pensamento de Clifford Geertz é a "Antropologia Simbólica", desenvolvida a partir dos estudos neo-kantianos de Ernst Cassirer. Geertz, como Norbert Elias, enfatiza a dependência do ser humano dos símbolos. Entende a cultura como um texto na qual o ser humano está imerso.
Então, podemos dizer que padrão cultural é um modo repetido, uma norma, uma regra de comportamento estabelecido por uma determinada sociedade. ... Tanto a Sociologia como a Antropologia Cultural se servem deste modo de comportamento de um grupo ou de uma população, em suas reflexões sobre a sociedade e a cultura.
Para os antropólogos interpretativistas a cultura é uma variável independente, com sua própria dinâmica, interagindo e moldando as bases externas ou materiais, sobre as quais o ser humano faz interpretações.
A concepção que define a antropologia interpretativa é a busca pelo entendimento sobre o indivíduo humano, como o único primata que sabia distinguir água benta de H2O assim como outros elementos que apenas com a percepção podem ser diferenciados.
Antropologia Interpretativa A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura. Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.
Das escolas antropológicas, a Funcionalista é a que vai propor o método clássico de etnografia e adotar o trabalho de campo para realização das análises (na Escola Evolucionista, eram os relatos dos viajantes e colonizadores que subsidiavam as interpretações feitas pelos antropólogos).
Correntes da antropologia americana do início do século XX No início do século XX nos Estados Unidos a antropologia estabeleceu-se como ciência fundamentada em quatro vertentes que dialogam entre si: a antropologia cultural, a antropologia física ou biológica, a arqueologia e a antropologia linguística.
Essa teoria é baseada na teoria das especies de Charles Dawin Buscando aí o conceito de superioridade de certas espécies em detrimento de outras, faz um paralelismo e defende a ideia de que no Mundo do século XIX a sociedade ocidental, pk mais evoluída, seria superior a outras menos evoluídas, africana asiática ...
Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.
Microevolução é a ocorrência de mudanças evolutivas em pequena escala, como as mudanças de frequências gênicas dentro de uma população , ao longo de um número reduzido de gerações.
O texto apresenta uma reflexão sobre a possibilidade de integração entre duas abordagens historiográficas – a macro, que permite a construção de séries, e a micro, que permite a reconstrução de trajetórias e relações sociais -, com a finalidade de disponibilizar ao pesquisador um melhor aproveitamento das informações ...