Nietzsche apresenta em sua filosofia dois conceitos que se referem aos deuses gregos Apolo e Dionísio. ... Para além do vinho, Dionísio também é tido como o deus dos excessos, da alegria, das festas, da loucura, da bebedeira (intoxicação) e do teatro. Por outro lado, Apolo é o deus da luz.
Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza. O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico.
Nietzsche identificou os deuses gregos Apolo e Dionísio, respectivamente, como: complexidade e ingenuidade: extremos de um mesmo segmento moral, no qual se inserem as paixões humanas. ... alteridade e virtu: expressões dinâmicas de intervenção e subversão de toda moral humana.
Júpiter (em latim: Iuppiter, Dis Pater ou Deus Pater; em grego: Zeu pater; em sânscrito: Dyàuṣpítaḥ), também era chamado de Jove (Jovis), era o deus romano do dia, do céu e do trovão e o rei dos deuses na mitologia romana, comumente identificado com o deus grego Zeus. Na mitologia romana Júpiter é o pai do deus Marte.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. ... Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".
Os principais são Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras, Tales, Homero, Hesíodo, Heródoto, Eudemo, Estrabão, Filo De Alexandria, Eusébio De Cesareira e Clemente de Alexandria.
Os três filósofos gregos mais importantes do período clássico da Filosofia foram Sócrates, Platão e Aristóteles. Até o surgimento deles, os filósofos pré-socráticos (ou cosmológicos) preocupam-se basicamente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico....Filósofos Pré-Socráticos
Protágoras de Abdera