crossorigin="anonymous">
O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz.
No folclore, é dito que um anel lunar é um aviso de uma tempestade se aproximando. Assim como outros halos de gelo, o halo aparece quando o céu está coberto por nuvens cirrus ou nuvens cirrostratus que às vezes precedem em alguns dias uma grande frente de tempestade.
O halo solar e o lunar são círculos luminosos formados ao redor do Sol e da Lua, respectivamente, como resultado de reflexões e refrações sofridas pela luz no contato com cristais de gelo.
Raios solares Esse é o nome dado ao fenômeno em que o Sol fica visível 24 horas por dia. ... Isso ocorre nas regiões entre os círculos polares e os polos, nos dias próximos ao início do verão de cada hemisfério - em junho no Norte e em dezembro no Sul -, devido à inclinação do globo terrestre nessas épocas.
Nas zonas polares em todo verão ocorre um fenômeno conhecido e denominado popularmente como Sol da meia noite. Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares.
O Sol da meia-noite é um fenômeno natural que acontece entre os meses de verão em locais ao norte do Círculo Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, quando o sol permanece visível na meia-noite local (e nas outras 24 horas do dia também).
É um presente da natureza. A cada seis meses o Polo Norte fica mais exposto ao sol por causa da inclinação da Terra. Isso faz com que durante o verão, a noite praticamente deixe de existir.
Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.
24 horas
Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.
O fenômeno ocorre ao norte o Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, durante o verão, quando o sol fica visível por 24 horas nos lugares que fazem parte da região. Veja! A Noruega se destaca, especialmente entre abril e agosto, como a terra do sol da meia-noite.
Norilsk
A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.
Murmansk, Rússia Murmansk fica acima da linha do Círculo Polar Ártico, o que faz com que a noite seja eterna, mas os poucos dias podem atrair o tão desejado sol.
cidade de Yuma
Sol é o nome por que normalmente é designado o dia solar marciano. Tem duração média de 24 horas 39 minutos e 35,244 segundos.
Dicas de como tomar sol