Com um olhar teológico, pode-se ver a liturgia como a reunião de todos os atos de culto da Igreja e que lhe são próprios. Assim, surge uma visão “mistérica”, sacramental, onde o sujeito único e principal que exerce o culto é o Cristo ressuscitado.
Liturgia Eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
"A parte principal da liturgia da palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis."
O rito de entrada se encerra com a Oração do Dia, ou Coleta, que consiste numa súplica coletiva a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo. A Oração do Dia tem sempre três elementos: a invocação dirigida a Deus, um pedido que se faz e a finalidade do pedido.
Durante a história da liturgia, o sacerdote às vezes beijava o altar antes de abençoar as pessoas, demonstrando que benção vinha de Deus, não dele. Além disso, ao longo do tempo, as relíquias de santos foram inseridas no altar. Quando o padre o beija, ele também estaria beijando as relíquias.
Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco se prostrou no chão na frente do altar. O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. ... O rito faz parte da comemoração da Páscoa. “Tudo, nestes três dias, fala de misericórdia”, resumiu.
2. Pode administrar-se a santíssima Eucaristia às crianças que se encontrem em perigo de morte, se puderem discernir o Corpo de Cristo do alimento comum e comungar com reverência.
Casal que não participava da vida da Igreja casou-se apenas no civil. ... Essas pessoas têm em comum o fato de terem realizado um ato de consentimento matrimonial naturalmente válido. Esse é um ato público no qual pessoas capazes se comprometeram matrimonialmente, mas que não teve efeito em razão de uma lei da Igreja (o c.
Ninguém consegue escapar dele, e pretender estar livre de todo pecado venial é presunção. ... O pecado venial não impede a pessoa de comungar (pelo contrário: é alimento interior que dá forças para combatê-lo), mas, ao mesmo tempo, para participar dos sagrados mistérios, é preciso começar reconhecendo nossos pecados.