O símbolo internacional de pessoas com deficiência visual deve indicar a existência de equipamentos, mobiliário e serviços para pessoas com deficiência visual. Indica a acessibilidade nos programas de televisão, exibição de vídeos e projeção de filmes de cinema.
O símbolo internacional de acesso é utilizado para indicar acessibilidade aos serviços e identificar espaço, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual (cegueira) consiste num pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C).
Saiba quais são os diferentes tipos de deficiência motora
Dentre eles, é possível citar a garantia de uma vida digna e justa, por meio da facilitação e da adoção de medidas empoderadoras aos cidadãos portadores de deficiência para que estes não se sintam incapazes de realizar as suas atividades e, principalmente, para que façam parte das decisões de acessibilidade das ...
Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências. Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar. Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos. Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.
A Lei de Inclusão garante que as pessoas com deficiência tenham direitos próprios justamente para que as igualem perante a sociedade e as deixem no mesmo nível de convívio, locomoção, atendimentos em órgãos públicos, garantia de ensino na mesma qualidade e capacitação e inclusão profissional.
Esse processo de inclusão vai muito além de oferecer empregos e gerar economia: ele tem o poder de gerar um grande impacto social na vida do deficiente, já que o fato de ser possível atuar em uma empresa sendo remunerado e desempenhando um papel importante traz de volta a dignidade e a sensação de ser útil à sociedade.
Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.
Veja aqui os passos para que sua aula seja efetivamente inclusiva:
Seu objetivo principal é promover uma melhor qualidade de vida àqueles que, por algum motivo, necessitam de um atendimento mais adequado à sua realidade física, mental, sensorial e social.