Se notar alguma irritabilidade a mais, um desconforto com o meio em que vive, uma reação acima do que deveria ser; se perceber situações cotidianas que se repetem sem que você tenha forças para mudá-las; se sente mais frio ou mais calor que os outros; se sente repulsa ou aversão a algum alimento específico, já se tem ...
O remédio. Um medicamento homeopático é uma substância que, experimentada primeiro no homem são, é prescrita a uma pessoa enferma em virtude do princípio de similitude “similia similibus curentur”.
A homeopatia é um tipo de tratamento que utiliza as mesmas substância que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, desde asma até depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que "semelhante cura semelhante".
Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura. Assim, os substratos são diluídos em álcool ou água e a mistura passa pelo processo de sucussão, no qual é vigorosamente sacudida.
“A homeopatia é uma terapia reacional e isso pode ser entendido da seguinte forma: a ação do medicamento desperta a reação do organismo. Ao iniciar essa reação curativa, o tempo de tratamento e a cura são dependentes da capacidade do organismo.
Os "alternistas" adotam o critério de receitar diferentes medicamentos, que vão sendo ingeridos alternadamente. Os "pluralistas" são os profissionais que medicam o indivíduo não só com medicamentos homeopáticos, mas com uma série de outros tipos de medicamentos, como fitoterápicos, florais etc.
Guarde-o sempre em locais frescos e secos; Como todo medicamento, ele deve ser mantido fora do alcance das crianças; Não recomendar o medicamento homeopático a amigos ou parentes, nem auto medicar-se sem, antes, consultar um especialista, pois esse remédio é individualizado.
Como tomá-lo? Tome o medicamento de maneira indicada e na hora determinada por seu Médico Homeopata. Deixe que o medicamento entre em contato com a saliva. Se tiver de tomar o medicamento em jejum, não usar pasta de dente, nem antes nem depois.
A história da homeopatia é fundamentada nas descobertas de Samuel Hahnemann (1755-1843), um médico alemão que cunhou o termo homeopatia a partir da junção das palavras “homoios” que significa similar em grego, e “pathos” sofrimento.
Christian Friedrich Samuel Hahnemann