Introdução. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma infecção pulmonar que se desenvolve em uma pessoa que está sob uso do ventilador. Pode ocorrer uma infecção se germes entrarem no tubo e nos pulmões do paciente.
Esses critérios incluem: presença de infiltrado persistente novo ou progressivo OU consolidação OU cavitação; E pelo menos dois desses critérios: febre (temperatura axilar acima de 38ºC), sem outra causa OU leucopenia (12.
Prevenção de pneumonia: veja medidas específicas recomendadas pela ANVISA
A prevenção de PAV se resume a aplicar as medidas de prevenção a todo paciente com tubo orotraqueal que é colocado sob ventilação mecânica.
Segundo BRASIL (2013), as práticas fundamentais e específicas fortemente recomendadas para a prevenção da pneumonia é manter o paciente com a cabeceira elevada entre 30º e 45º, avaliar diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível, aspirar a secreção acima do balonete (subglótica) e a higiene oral com ...
- É recomendado manter a cabeceira elevada (30-45º) com o objetivo de reduzir o risco de PAV em pacientes com maior probabilidade de aspiração (ventilação mecânica e nutrição enteral), pois a posição supina em pacientes recebendo nutrição enteral é um fator de risco independente para pneumonia hospitalar.