Conforme já mencionado, o modelo de arquitetura TCP/IP possui suas funções divididas em camada da mesma forma que o OSI. A diferença principal nestas estruturas é o número de camadas encontradas em cada modelo: no OSI encontramos 7 camadas, enquanto no TCP/IP somente 4: Aplicação, Transporte, Rede e Interface de rede.
O TCP/IP. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). ... As camadas mais acima recebem informações e as distribui para as camadas inferiores, atribuindo a cada uma delas a função que exercerá durante a comunicação.
Como você pode ver, o TCP/IP tem quatro camadas. Os programas se comunicam com a camada de Aplicação. ... Esses endereços virtuais são chamados endereços IP. Em seguida os pacotes são enviados para a camada imediatamente inferior, a camada Interface com a Rede.
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).
O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados.
Quando alguém fala dessas portas, está se referindo às portas TCP e UDP, que são meios utilizados por softwares e serviços do sistema operacional para a comunicação em rede e, conseqüentemente, na internet.
As portas TCP mais usadas (também chamadas de “well known ports”) são as portas de 0 a 1023, que são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados, como servidores web, FTP, servidores de e-mail, compartilhamento de arquivos, etc. ...
As portas TCP mais usadas são as portas de 1 a 1024, que são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados, como servidores Web, FTP, servidores de e-mail, compartilhamento de arquivos, etc. A porta 80 por exemplo é reservada para uso de servidores Web, enquanto a porta 21 é a porta padrão para servidores FTP.
Como encontrar o seu número de porta no Windows
Usando o protocolo TCP, a porta padrão para um servidor HTTP em um computador é a porta 80, porém outras portas podem ser utilizadas, como a 8000 ou 8080. A URL da página a se requisitar contém o nome do domínio e o número da porta, embora este último pode ser omitido caso a porta seja a 80.
Um número de porta é um número inteiro de 16 bits sem sinal, portanto, que varia de 1 a 65535 (número de porta 0 é reservado e não pode ser usado).
É uma sequência de dez números que fica na sua conta de luz. ... Ah, senhor Emílio, o número de porta é o número da sua casa.
Há dois métodos: um pelo Prompt de Comando, outro por interface gráfica. No Prompt de Comando, digite “cmd” ou “Prompt de comando” na busca do menu iniciar para abri-lo. Em seguida, digite “ipconfig” e depois dê Enter. O seu IP local é o número ao lado de “Endereço IPv4”, sendo o IP local da máquina.
Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
Em Latim, portus significava o local de passagem de um lugar para outro, como entre aposentos. Se olharmos para fora pela janela, estaremos lidando com algo cujo nome veio do Latim januellam, diminutivo de janua, “pequena porta”.
As portas de comunicação são portas lógicas que estabelecem relação entre computadores definindo o tipo de tráfego e protocolos que passam nelas. Um exemplo é a porta 587 para protocolo SMTP. A porta 587 é a padrão para envio de emails. Desta forma, só se pode enviar emails utilizando a porta lógica 587.
As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
Porta é um ponto físico (hardware) ou lógico (software), no qual podem ser feitas conexões, ou seja, um canal através do qual os dados são transferidos entre um dispositivo de entrada e o processador ou entre o processador e um dispositivo de saída. Ou acesso por dentro e por fora do computador.