O que é ser profeta? Esta experiência que acompanha os cristãos não é de ser um “visionário”, alguém que prevê o futuro com profecias “mágicas”, mas é ser escolhido e enviado por Deus para exercer uma missão orientada pelo Senhor.
Profeta: como profetas, nós fazemos o papel de Cristo. Anunciamos as maravilhas de Deus. Anunciamos o Plano de Deus e também é função do profeta denunciar aquilo que se desvia do caminho de Deus. Aquilo que não corresponde à vontade de Deus.
Seu nome significa “o Senhor é Salvação“. O profeta Isaias é autor do maior livro profético do Antigo Testamento. Ele profetizou no reino do sul, chamado Judá, mais especificamente, em Jerusalém, onde nasceu e foi educado. Seu ministério teve início logo após a morte do rei Uzias.
Os capítulos 40-55 do livro de Isaías foram escritos por um profeta anônimo, que costuma chamar-se de Dêutero-Isaías, para distingui-lo do primeiro. Ele viveu por volta de 550-539 a.C. e deu a sua consolação ao povo israelita que tinha sido feito prisioneiro e enviado ao Cativeiro Babilónico.
Resposta. Explicação: A) "- Aqui estou eu. Envia-me a mim!"
O autor. Isaías, filho de Amoz (não Amós, o profeta vaqueiro), nasceu por volta de 765 a.C. e viveu na corte dos reis de Judá. Há indicações de que talvez fosse primo de Uzias.