Esse tipo de inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles. As pessoas com tendência espacial acentuada tendem a pensar em imagens e fotografias, visualizá-las ou desenhá-las.
A inteligência visual compreende uma série de habilidades que todos possuem, mas poucos sabem como usar corretamente. É a capacidade de ver o que está lá e os outros não veem; ver o que não está lá e deveria estar; ver os pontos positivos e os negativos.
A língua de sinais é considerada como um sistema linguístico legítimo, pois atente todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
Na língua de sinais que é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, já na língua oral que é uma modalidade oral-auditiva, que utiliza sons articulados que são percebidos pelos ouvidos.
A língua é um conjunto de códigos e palavras que é usado por uma mesma comunidade. Esse uso acontece de acordo com determinadas leis e regras que devem ser seguidas por todos os usuários, para que todos possam se entender. As línguas também são chamadas de idiomas.
No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.