Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas.
Chame a atenção dos alunos para as características fundamentais do simbolismo, a linguagem capaz de sugerir a realidade sem o compromisso de retratá-la fidedignamente, o uso de imagens e metáforas, foco na percepção subjetiva, recursos formais que imprimem a musicalidade (assonâncias e aliterações), uso de símbolos.
1. Ideografismo. Elementos técnicos mínimos gráficos e outros aspectos que possibilitam observar o máximo de características originais e particulares dos registros gráficos.
o simbolismo foi um movimento poético que teve a sua origem no final do século XIX, na França. Foi dada a designação de "simbolismo" graças ao soneto "Correspondências" de Baudelaire.
O Parnasianismo surgiu na França durante o século XIX, com o objetivo na criação de “poesias perfeitas” em oposição aos movimentos literários Realismo e Naturalismo, contrariando totalmente à prosa, já que o movimento foi essencialmente poético.
O Parnasianismo no Brasil teve como marco inicial a publicação da obra "Fanfarras", de Teófilo Dias, em 1882. Os mais importantes escritores brasileiros do período formavam a chamada "Tríade Parnasiana", a qual era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
Na realidade, o Parnasianismo é considerado o "Realismo em poesia". ... A influência do cientificismo e do positivismo esteve atrelada à estética da poesia. A busca pela formalidade da linguagem e a rigidez das formas foram as principais características do período.
A Poesia Parnasiana reflete o realismo poético, embora existam pontos discordantes entre os dois movimentos. Na Poesia Parnasiana, a estética é traduzida pela "arte pela arte" ou, ainda, a "arte sobre a arte". É o movimento da perfeição literária.
Como muitos dos movimentos culturais, o Parnasianismo teve sua inspiração na França, de uma antologia poética intitulada O Parnaso contemporâneo, publicada em 1866.