O inglês Robert Hooke aperfeiçoou esse instrumento. Ao examinar um pedaço de cortiça, ele observou numerosas cavidades que pareciam um favo de mel, e as chamou de “células”, palavra latina que significa “pequenas celas ou quartos”.
Junta universal
Robert Hooke
O microscópio possibilitou o estudo dos organismos, refutando de vez a teoria da abiogênese, permitindo conhecer e estudar os seres, antes invisíveis, causadores de diversas doenças.
Por serem estruturas bastante reduzidas, as células dificilmente poderiam ser observadas sem o uso apropriado de um microscópio. O primeiro a notar a existência destas estruturas e descrevê-las como células foi o cientista inglês Robert Hooke.
Com o aparelho foi possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nú, incluindo é claro, as bactérias e protozoários responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas.
Olá, A citologia é o estudo das células, onde o microscópio é o principal instrumento empregado para a observação e estudo das células, pois o microscópio expande a imagem deixando a vista as células que não podiam ser vistas à olho nú!
A histologia humana tem como objetivo o estudo dos tecidos biológicos. Nos seres humanos temos quatro tipos principais, tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.