O barramento elétrico é responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, sendo uma peça essencial para a instalação. É um distribuidor de fase, de aterramento ou carga neutra.
Existem três funções distintas nos barramentos:
Etimologia (origem da palavra barramento). Barrar + mento. substantivo masculino [Informática] Elo de comunicação consistindo de um conjunto de vias ou fios, que conectam diferentes partes do sistema de hardware de um computador, e sobre o qual os dados são transmitidos e recebidos por vários circuitos no sistema.
Barramento Terra: distribuição dos condutores Terra de forma segura. Identificados pela cor Verde nos suportes de fixação do barramento ou símbolo de aterramento.
Ele faz a ligação, através de fios e terminais, entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro. A distribuição elétrica fica mais funcional e segura. O barramento elétrico de fase faz a distribuição da corrente elétrica para os circuitos.
Barramento de aperto por pressão Para encaixe dos cabos que vão para o circuito, basta colocar uma chave de fenda pequena no fura menor, acima do maior furo, onde vai o cabo de neutro do circuito, em seguida forçar a chave para cima que o espaço para conexão cabo de neutro se abre, assim permitindo a conexão do cabo.
Os barramentos pente possuem inclusive o formato com espaço perfeito para o encaixe de diversas chaves. ... Antigamente, esse serviço era feito com fios de cobre usando uma técnica chamada de “jumpeamento”. A tensão era passada de um disjuntor para outro a partir de um único cabo.
Barramento é um elemento presente no quadro de distribuição responsável pela distribuição de tensão e corrente dentro de um sistema elétrico como, por exemplo, quadros de distribuição. ...
Quando falamos sobre reformas, é preciso estar atento aos principais tipos de quadro de distribuição....Os principais deles são:
Componentes de um quadro de distribuição. Os principais componentes de um quadro de distribuição são barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN, disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos).
Informações Técnicas
O quadro de energia deverá ser instalado num amplo espaço interno da sua casa, de preferência. Isso evita desgastes do material e nos fios elétricos, além de diminuir muito os riscos de curto circuito. A caixa de distribuição elétrica deverá permanecer à vista e num local de fácil acesso.
Normalmente, a altura média de instalação é cerca de 1,50m do centro do quadro, mas não encontro base legal para esta situação. Agradecendo desde já qualquer esclarecimento.
Em residências, o quadro de distribuição deve estar localizado em ambiente de fácil acesso. “O equipamento deve ser visível e estar em região segura. Se for instalado na cozinha ou em áreas de serviço, observar a posição dos armários, para que não seja comprometida.
Para instalar disjuntor no quadro de distribuição, o preço médio a ser gasto gira em torno de R$ 1.
Os Quadros de Distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e também à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos.
Para simplificar ainda mais, anote isso: os disjuntores posicionados do lado esquerdo geralmente ficam com a alavanca em direção ao lado direto quando acionadas. Já os disjuntores posicionados ao lado direito, quando ligados, ficam voltados para o lado esquerdo.
O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.
Os disjuntores de uma maneira geral são polarizados? Depende. Os disjuntores em geral não são polarizados você pode ligar os cabos de entrada na posição superior ou inferior dos disjuntores . Os Disjuntores construídos pelas normas NBRIEC 60898-1 e NBRIEC60947-1 não precisam ser polarizados .
Deslize a extremidade do fio terra descascado por baixo do parafuso solto e aperte-o para prender o fio. Conecte a ponta descascada do fio branco neutro ao barramento neutro da mesma maneira. Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor.
Faça a alimentação dos disjuntores por cima, caso seja montagem de um quadro de distribuição novo a saída do disjuntor geral é ligado na entrada dos demais, que são interligados por jumpers. Conecte o cabo de cada circuito no borne de saída de seus respectivos disjuntores.
Sua ligação é bem simples, basta conectar os cabos de alimentação em seus terminais de entrada e conectar outros cabos nos terminais de saída que geralmente vão alimentar uma carga.
Conecte o condutor de neutro no borne esquerdo da tomada e o condutor de proteção no borne central da tomada, assim finalizando a instalação do interruptor com tomada, podendo religar o disjuntor da residência. Conexões dos condutor de neutro e proteção para finalizar a instalação.
Passo a Passo
O ar-condicionado só precisa estar ligado numa tomada comum para funcionar, mas nem todo mundo tem uma próxima ao aparelho e acaba optando pela extensão elétrica.
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.