Na biologia, um rizoma é uma estrutura componente em algumas plantas cujos brotos podem ramificar-se em qualquer ponto e transformar-se em um bulbo ou um tubérculo.
Em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule da espada-de-são-jorge, do lírio-da-paz e da bananeira são totalmente subterrâneos.
Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, é um caule tipo rizoma. ...
O Rizoma tem a função de Orgão reprodutor de forma assexuada das plantas, geralmente as plantas ornamentais e armazenam substâncias nutritivas (nitrogênio) para as plantas.
Apesar de ser parecido com uma raiz, o rizoma apresenta gemas, por isso é classificado como caule. Este tipo de caule cresce paralelo ao solo, formando raízes adventícias a partir dos nós. ... As folhas que estão presentes no rizoma são escamiformes e recobrem as gemas, por isso são consideradas catafilos.
1. [ Botânica ] Excrescência que se desenvolve numa parte qualquer de uma planta, mas principalmente na raiz, como na batateira. 2.
Rizoma é uma raiz, mas não aquela raiz padrão que aprendemos a desenhar na escola, trata-se de uma raiz que tem um crescimento diferenciado, polimorfo, ela cresce horizontalmente, não tem uma direção clara e definida. ... Deleuze e Guattari “roubam” esta definição da botânica para aplicá-la à filosofia.
Deleuze considera o conceito como o contorno, a configuração, a constelação de um acontecimento por vir (...) É, evidentemente, um conhecimento, mas conhecimento de si, e o que ele conhece, é o puro acontecimento que não se confunde com o estado de coisas nas quais se encarna.
São tubérculos: batata, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca.
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. ... Como o tubérculo, ele também apresenta um caule subterrâneo, mas seu formato é bem diferente.
Tubérculos para adicionar na dieta
Segundo a Resolução da ANVISA: “Raízes, tubérculos e rizomas são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento. Ex: tubérculo (batatinha), rizoma (araruta), raiz (cenoura).”
A principal diferença entre caules e raízes é que os caules possuem meristemas laterais para formar ramos, folhas, galhos e raízes adventícias, enquanto a raízes não apresentam meristemas laterias. A raiz só possui meristema apical.
As raízes fasciculadas são encontradas nas plantas monocotiledôneas. Elas originam-se de um ponto de onde partem ramificações finas e aproximadamente do mesmo tamanho. Exemplos: cana, milho e grama.
Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
O que é: Uma Raiz Subterrânea é uma raiz que se desenvolve inteiramente abaixo do nível do solo. Exemplos de Raízes Subterrâneas: Axial ou pivotante, Ramificada, Tuberosa e Fasciculada.