RETORNO REQUERIDO: Retorno mínimo a exigir pelo risco do investimento. ... RISCO: Estado em que o dinheiro pode-se ganhar ou perder em um investimento por não conhecer o futuro. TAXA DE JUROS: Porcentual do dinheiro recebido (ou pago) em um investimento durante um período de tempo. VALOR: É o preço Intrínseco.
Em outras palavras, é uma correlação estatística entre o comportamento de uma determinada ação e o comportamento de um índice de referência num determinado período. O modelo CAPM prevê que o retorno esperado ao se investir numa ação é igual ao retorno da taxa livre de risco acrescido do prêmio de risco (Rm-Rf).
O Retorno de Mercado é o valor que se espera receber como retorno por um determinado investimento. O Retorno de Mercado precisa ser analisado a partir do histórico passado de um determinado investimento, sendo um valor de caráter mutável, dado que é baseado em previsões.
Para calculá-lo é preciso utilizar a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso, é necessário pegar a covariância entre dois rendimentos e dividi-la pela variância do mercado.
Como obtemos e o que significa o retorno de mercado (rm)? Podemos obter através dos dados do mercado acerca de transações financeiras, é o quanto a gente acha, de uma maneira geral, que o mercado vai subir num determinado período, e isso é incorporado no modelo.
Risco e retorno são dois conceitos que sempre andam de mãos dadas. À medida que um aumenta, o outro segue na mesma proporção, ou seja, quanto mais riscos, maiores são as chances de ganhar mais em suas aplicações. Entretanto, esse conceito não é tão simples como parece.
O cálculo do Índice Beta é bem simples, ele mede a relação da Covariância do Retorno do Ativo pela Variância do Retorno do Mercado. O 𝜷 de um ativo pode ser determinado a partir de seus retornos históricos em relação aos da carteira de ativos do mercado.
Interpretação do Beta A título de ilustração, um Beta de 1,6, por exemplo, indica que se um índice de mercado qualquer subir 10%, espera-se que o retorno da carteira em questão seja de 16% (1,6x). Da mesma forma, se o índice de mercado vir a cair 10%, entende-se que o retorno da carteira seja de -16%.
Em finanças, o beta (β ou coeficiente beta) de um investimento indica se o investimento é mais ou menos volátil do que o mercado como um todo. ... Um beta maior que 1 geralmente significa que o ativo é volátil e tende a subir e descer com o mercado. Um exemplo é uma ação em uma grande empresa de tecnologia.
Ações com um beta igual a 1 têm preços que flutuam no mesmo ritmo que a média do mercado. Ações com um beta menor que 1 têm preços menos voláteis que o mercado e são menos arriscadas.
É um conceito estatístico utilizado para saber como duas ou mais variáveis se relacionam e comparam o movimento dos retornos, Como um retorno de um ativo se movimenta em relação a outro. De acordo com o modelo CAPM : I - Quando o Beta é 1 (um), temos o retorno do ativo igual ao retorno de mercado.