MÉTODOS DIRETOS. Esse método permite a observação direta do subsolo, sua identificação, classificação e a resistência das suas diversas camadas, através da retirada de amostras do solo, ao longo de uma perfuração ou medição direta de propriedades in situ.
Como interpretar os resultados do ensaio SPT
INTERPRETANTO OS RESULTADOS DE UM ENSAIO SPT. O resultado do ensaio SPT é apresentado no gráfico que chamamos de perfil geotécnico, geralmente na escala de 1:100, que é feito individualmente para cada furo. O perfil geotécnico deve vir acompanhado da planta de situação dos furos para uma melhor interpretação.
A determinação do perfil geotécnico pode ser realizada por sondagens do tipo SPT, trado manual, poços, trincheiras, sondagens rotativas, ensaios geofísicos, etc. Na prática, a sondagem SPT é mais utilizada para caracterizar os solos e a sondagem rotativa a mais utilizada para caracterizar rochas.
Um perfil geológico é desenhado a partir de um perfil topográfico e apresenta informações acerca da distribuição e da natureza das rochas à superfície e em profundidade. Podemos ver que as curvas de nível coincidem com os pontos que traçamos no papel.
O ensaio de cisalhamento direto é o mais antigo procedimento para a determinação da resistência ao cisalhamento e se baseia diretamente no critério de Mohr-Coulomb.
A caracterização física é feita habitualmente recorrendo a ensaios de rotina simples nomeadamente: análises granulométricas, determinação dos limites de consistência e do teor em água natural (nos solos finos), ensaios de compactação, determinação da massa volúmica através de amostras representativas e determinação da ...
Essa técnica se baseia em alguns testes de classificação: